POSTO AVANÇADO – Aprovada a implantação de mais quatro Crea’s em Mato Grosso

3 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Até o final do ano unidades somarão 24

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), que já atua com postos avançados em 21 cidades do estado prevê instalar quatro novas unidades nos municípios de Nova Mutum, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde e Alto Araguaia. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Plenário do Crea-MT em 12 de junho deste ano.

De acordo com dados do Crea-MT atualmente pelo menos 12 mil profissionais do Sistema Confea/Crea atuam no estado. Por isso o interesse do atual presidente do órgão em desenvolver projetos e convênios em que sejam criadas novas inspetorias do Crea no estado. “Não são apenas os prefeitos que precisam ter interesse, mas os vereadores, sociedade e, principalmente os profissionais que atuam nas regiões onde não possuem inspetorias que podem brigar por esse direito”, frisou o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

Segundo Bassan, um dos fatores importantes para a existência de um Crea em um município do interior é o número de profissionais do sistema que atuam na região. “Vivemos em um estado que possui uma renda per capita crescente, por conseqüência uma economia que atrai a cada dia, novos investimentos. Os principais setores que trazem o progresso para Mato Grosso são a pecuária e a agricultura. Esse ciclo estimula outros setores como os da construção, arquitetura, etc, e com isso atrai também profissionais de nível superior e técnico ligados ao Crea”, justificou.

Sem uma inspetoria o Crea mais próximo ou a sede na capital são os endereços mais indicados para as pessoas solicitarem informações sobre profissionais e para emissão de Anotações de Responsabilidade Técnica (ART). “O Crea assegura o exercício legal das profissões do Sistema Confea/Crea em defesa da sociedade. É preciso que o cidadão conheça o CREA, sua organização básica, a sua atuação nos vários campos profissionais e serviços de interesse da comunidade, uma vez que trabalha com orientação, habilitação, fiscalização, certificação, aperfeiçoamento e controle do exercício profissional”, lembrou Bassan.

Na inspetoria de Primavera do Leste, por exemplo, que atende a jurisdição de outros três municípios – Paranatinga, Poxoréu, Santo Antonio do Leste, foram arrecadadas mais de 560 ARTs nos primeiros cinco meses deste ano.

A instalação do Crea em qualquer cidade do estado depende da aprovação da diretoria e da plenária do órgão. O primeiro passo é elaborar um projeto e encaminhar para o Conselho. Depois, a proposta precisa ser votada e aprovada pelos conselheiros. Se aprovada, é feito um convênio entre a prefeitura ou órgão solicitante e o Crea-MT.

O município de Nova Mutum – 269 km distante de Cuiabá seguiu esse roteiro e deve ter sua inspetoria inaugurada ainda este ano. O prédio será mantido pela prefeitura, já os móveis, o material de apoio e os funcionários serão mantidos pelo Crea-MT.

*Rafaela Maximiano / Cristina Cavaleiro
Ascom/Crea-MT