PNLT trará alternativas para solucionar problemas de transporte em MT

16 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), que será apresentado na manhã desta sexta-feira (17.08) pelo secretário Nacional de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), trará uma prévia da implantação de políticas de médio a longo prazo, que segundo ele, serão a solução para que os problemas que Mato Grosso enfrenta em relação às rodovias federais, hidrovias e ferrovia e aeroportos.

O estudo sobre a logística do transporte em Mato Grosso é uma iniciativa do Ministério dos Transportes, por meio de uma parceria com o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), que incumbiu o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (CENTRAN) de elaborar o PNLT. Segundo o secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, o estudo sobre a logística do transporte de Mato Grosso foi realizado a partir de dados fornecidos pela Sinfra ao CENTRAN, sobre quais as maiores carências enfrentadas pelo Estado, em relação ao transporte.

“Mato Grosso possui a maior malha viária estadual do pais, com cerca de 28 mil quilômetros. Porém, quando se fala em escoamento de produção e transporte de produtos, esbarramos sempre nas rodovias federais, como as BR-163/364, que ainda operam em situação precária em alguns pontos, e a 158, que precisa ser pavimentada para ligar Mato Grosso ao porto de Marabá (PA) e, com isso, baratear o custo com transporte”, relata.

Marcheti ressalta que no caso da BR-158, por exemplo, o impasse para a pavimentação gira em torno de questões indígenas, já que naquela Região (Araguaia) existem índios da etnia Xavante. O secretário ressaltou que outro ponto que deverá ser apresentado por Marcelo Perrupato, será um estudo para a viabilização e melhor utilização de nossas hidrovias, como uma opção de transporte economicamente rentável para o Estado.

Participarão do evento representantes de todas as Secretarias do Estado, além das entidades convidadas como a Agência Reguladora de Serviços (Ager), Assembléia Legislativa, representantes da bancada mato-grossense no Senado e na Câmara dos Deputados, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Fiemt, Famato, Fecomércio, Sinduscom, Crea, Dnit, Unemat, UFMT, Unic, Unirondon, Ordem dos Advogados do Brasil-MT, Prefeitura de Cuiabá, Câmara Municipal de Cuiabá e 9º BEC.

Fonte:SECOM/MT