Plenária de novembro é marcada pelo julgamento de 26 processos de infração à legislação e um processo ético

17 de novembro de 2023, às 10h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

A sessão plenária do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) do mês de novembro, realizada no plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho, foi marcada pelo julgamento de 26 processos de infração à legislação e um processo ético. A mesa do Plenário foi conduzida pela presidente em exercício do Crea-MT, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, e o diretor administrativo, eng. eletricista Adriano Breunig.

Na palavra livre, a conselheira e eng. civil Célia Mazzer, também diretora financeira da Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc-MT), falou sobre o lançamento e a publicação do livro “Relatos de um engenheiro cuiabano”, de autoria do professor e engenheiro Reniel Pouzo Filgueira, que foram realizados pela entidade de classe em parceria com o Crea-MT e a Mútua, e forneceu exemplares para todos os interessados que estavam presentes. Lys parabenizou a Abenc-MT pela organização do evento.

A conselheira e eng. civil Luanna Lima informou que ocorreu a eleição para conselheiros da Abenc-MT, e foi eleita para renovar mais um mandato. “Eu estou muito feliz. Eu falo assim que hoje posso dizer que sou uma grande liderança, porque eu aprendi com cada um de vocês, me espelhei em vocês, e sei que vocês são uma grande liderança para engenharia, para o nosso Sistema” exaltou Luanna. A conselheira ainda comunicou que a Lei de Inspeção Predial foi aprovada pelo governador do Estado e parabenizou os envolvidos na conquista. “Essa lei é uma vitória para engenharia, ela é importante, ela valoriza o seu patrimônio e salva-vidas”, completou Luanna.

Ainda durante a palavra livre, o Coordenador da Comissão Estudantil do Crea Júnior, Guilherme Kallyl, comunicou que o CreaJr irá realizar no dia 28 e 29 de novembro um evento em que são os pioneiros. O evento consiste em trazer os alunos do 3º ano da escola Presidente Médici para conhecerem o processo de fiscalização do Crea-MT e poderem, através de uma mesa redonda no Plenário, conhecerem mais sobre as profissões de engenharia. ”Estamos realizando com o intuito de tentar trazer esse pessoal mais novo para dentro da engenharia, porque eu sou muito grato pelo Crea, já tem quase 2 anos que estou no programa CreaJr e tive oportunidades incríveis no Conselho”, agradeceu. Guilherme também convidou todos para o evento que ocorrerá no dia 30 de novembro na UFMT com os acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, em que terão várias palestras sobre temas afins do Conselho.

Na sequência, o presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (Feagro-MT) o eng. agrônomo Isan Rezende, convidou todos para o evento em comemoração aos 90 anos de regulamentação da profissão de engenheiro agrônomo no Brasil, que acontecerá no dia 04 de dezembro às 09:00 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa, e agradeceu a contribuição do Conselho para o conteúdo que exibe no Podcast Pensar Agro. “Eu quero agradecer aqui pela oportunidade de estar tendo demandas por intermédio de vocês para desenvolver o projeto de divulgar para a sociedade as atividades exercidas pelo Crea e profissionais do Sistema no Podcast”, enalteceu  Isan.

O conselheiro suplente e eng. eletricista Walter Aguiar, alertou sobre o aumento na ocorrência de incêndios de ar condicionados em razão de instalação inadequada e explicou que a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel fez o estudo de raio-X das instalações elétricas residenciais e comerciais e constatou que mais de 50% do comércio não tem projeto de instalação elétrica. “Eu acho que cabe ao Crea para que aja uma fiscalização no sistema de acondicionamento de ar, principalmente de hospitais, escolas, sistema de assistência à saúde, educação, por aí vai, porque com essa questão climática os equipamentos estão sendo utilizados de uma forma de sobrecarga e a própria temperatura impõe uma condição de anormalidade para os equipamentos”, recomendou Walter.

O vice-presidente do Crea-MT, eng. civil André Schuring ressaltou que no dia 17 de novembro ocorrerá as eleições para Presidente do Confea, Presidente do Crea-MT e Diretor Geral e Diretor Administrativo da Mútua-MT. André explicou que as eleições serão 100% digital e serão disponibilizados o link de acesso para votação e vídeo ensinando como votar.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Crea-MT