Plenária de fevereiro discute EAD, comunicação institucional e define data para indicações do mérito

14 de fevereiro de 2019, às 14h56 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O tema Ensino à Distância (EAD) tomou conta de boa parte das discussões da reunião plenária desse 12 de fevereiro, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT). Um dos itens da ordem do dia trouxe à tona também outros temas polêmicos quanto à educação na área tecnológica envolvendo a diferença entre títulos profissionais e títulos acadêmicos, além da necessidade da fiscalização da verificação do cumprimento dos projetos políticos pedagógicos junto às faculdades com cursos de engenharia, da agronomia e das geociências.

“O Crea Goiás já realiza a fiscalização dentro das faculdades verificando o cumprimento desses projetos político-pedagógicos. Podemos seguir esse exemplo”, sugeriu o presidente do Crea-MT, João Pedro Valente aos membros da Comissão Especial de Ensino e Atribuição Profissional (CEAP).

O presidente o Crea Mato Grosso também chamou a atenção para o fato de que nos últimos anos se proliferou no Brasil a oferta de cursos na modalidade a distância, desde capacitações técnicas e atualizações, a cursos de graduação e pós-graduação, oferecidos por instituições públicas e privadas. Durante as discussões foi citado que alguns Conselhos Profissionais chegaram a publicar resoluções impedem o registro de profissional formado via EAD, o que muitos juristas entendem ser ilegal tal restrição. “Precisamos agir pensando na qualidade desse profissional que se forma e atenderá a nossa sociedade”, refletiu o Plenário do Crea-MT.

Outro tema debatido pelos Conselheiros foi a Comunicação Institucional e as dificuldades que os profissionais têm tido no atendimento. Frente às críticas recentes que não somente o Crea Mato Grosso mas todo o Sistema Confea/Crea e Mútua têm recebido principalmente pelos profissionais, o presidente do Regional respondeu que a “Comunicação é fundamental para o diálogo com a sociedade”. Também destacou que atual gestão vem trabalhando para mudar a imagem do Sistema não somente em Mato Grosso mas nacionalmente. (CONFIRA A GALERIA DE FOTOS)

“Estamos com processo de licitação para contratação de agência de publicidade e propaganda. Algo inédito no Crea-MT, mas também uma das licitações mais complicadas de se realizar. Nacionalmente o Colégio de Presidentes, capitaneado pela Ana Adalgisa Paulino, presidente do Crea-RN e membro do Conselho de Comunicação e Marketing do Confea (CCM), elaborou as campanhas que têm sido colocadas em ônibus, em outdoors e rádio valorizando o profissional e aproximando o Sistema da sociedade em todo o país”, defendeu João Pedro Valente.

O presidente também lembrou que estamos vivenciando no país momentos delicados para a engenharia e para os Creas e as atenções se voltam para as consequências das tragédias de Brumadinho e do incêndio do Flamengo colocando a engenharia brasileira em foco, destacando a divulgação “precipitada de informações colocando muitos profissionais como se fossem culpados sem a devida apuração dos fatos”. “Temos que ter prudência para garantir a manifestação de todos”, aconselhou, antes de reforçar a “importância de um trabalho que reflita unidade”.

SESSÃO Nº 735 – Durante a reunião plenária de fevereiro foram votados 61 processos sendo quatro ad referendum, um de registro de pessoa física, um de ética profissional e 55 de infrações às legislações. O Pleno também definiu a data para que as indicações de nomes a serem homenageados, nas categorias de Medalha do Mérito, Inscrição no Livro do Mérito e Menção Honrosa, pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, sejam protocolizadas no Confea, nos termos da Resolução nº 1.085, de 2016 de acordo com a Decisão PL 1.947/2018.

“Temos até o dia 26 de abril de 2019 para protocolizar no Confea as indicações de nomes a serem homenageados, nas categorias de Medalha do Mérito, Inscrição no Livro do Mérito e Menção Honrosa. Os mesmos serão homenageados no período de 16 a 19 de setembro deste ano durante a 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – 76ª SOEA, em Palmas – TO”, informou o presidente João Pedro Valente.

*Jornalista Rafaela Maximiano/ Fotos Igor Bastos

Equipe de Comunicação do Crea-MT