Plenária agora tem voto eletrônico

27 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A primeira votação da manhã de hoje, 26 de abril, da Sessão Plenária nº 1.340, teve um caráter histórico. Não pelo conteúdo da deliberação, mas porque foi a primeira vez que os conselheiros do Conselho Federal votaram por sistema eletrônico.

Exibida em telão, a votação é automaticamente registrada. Conforme o responsável pelo sistema, Fábio dos Santos Barbosa, além de agilizar as votações, a inovação garante mais confiabilidade às informações, elimina o uso de papel e possibilidades de erro humano.

Várias inovações tecnológicas serão implementadas à Plenária ao longo do ano, num trabalho conjunto entre a Superintendência de Integração do Sistema (SIS) e as gerências de Apoio aos Colegiados (GAC) e de Modernização do Sistema (GTM).

A primeira novidade foi o sistema “Plenária Eletrônica”, implementado na Sessão de nº 1.339, que, entre outras vantagens, permite uma economia de até R$ 10 mil em papel e cópias reprográficas por plenária. Outra inovação foi o acesso sem fio à internet. “Estamos desenvolvendo outros sistemas para tornar a plenária cada vez mais ágil e segura”, destacou o gerente Édson Melo, da GTM.

Fonte:Confea