Pesquisa analisa dados da pecuária de corte em MT

19 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Nesta quarta-feira (19), serão apresentados os dados do Diagnóstico da Pecuária de Corte de Mato Grosso em uma reunião restrita aos agentes e representantes da cadeia produtiva do setor. A conclusão do diagnóstico está marcada para o final deste mês.

No final de julho, os pesquisadores de Mato Grosso e da Universidade Federal de Viçosa em Minas Gerais (UFGV) se reuniram para definir os fatores e subfatores qie interferem na cadeia de pecuária de corte no Estado como insumos, produção, abate e processamento, distribuição e consumo e estrutura institucional.

A pesquisa que teve início em março deste ano envolveu 12 profissionais entre técnicos e consultores da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e da UFGV.

A pesquisa atingiu os produtores rurais em mais de 20 cidades, distribuídas em todas as regiões do Estado, e nos municípios-pólo. De acordo com o corrdenador de Pecuária de Corte da Famato, luiz Carlos Meister, a partir da identificação dos principais problemas da cadeia produtiva, o próxmi passo é definir as possíveis soluções.”Não podemos conceber que em uma economia moderna o produtor não tenha os mecanismos necessários para o gerenciamento da produção buscando a eficiência nos resultados. Melhorias neste e em outros pontos críticos são fundamentais para o desenvolvimento da cadeia. Temos que ser mais eficientes”, constata o consultor, um dos integrantes da equipe que elabora o diagnóstico. O levantamento considera também dados do mercado nacional da pecuária de corte.

Nos elos que compõem a cadeia os pesquisadores buscaram saber basicamente a tecnologia aplicada, a gestão, as relações e a estrutura de mercado interno e externo, o ambiente institucional, conjuntura, a legislação sanitária e ambiental, inspeção e fiscalização e as inovações inerentes a cada um.

Fonte:TVCA