Perdigão negocia compra de companhia processadora de carnes na Europa

22 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Sujeito a conclusão satisfatória de todas as auditorias legais, contábeis, tributárias e ambientais; resultado positivo das consultas feitas aos conselhos de trabalhadores e sindicatos competentes; e liberação quanto às práticas de concorrência. Uma vez concluído o processo de aquisição, a Perdigão será a primeira companhia brasileira do setor de alimentos com operações industriais na Europa. A oferta feita pela Perdigão pela Plusfood foi de ? 30 milhões, base caixa e dívida.

De origem holandesa, a Plusfood Groep BV é uma subsidiária da Cebeco Groep BV. A empresa fabrica produtos processados e de conveniência à base de carnes de aves e bovinos, e detém duas marcas relevantes no mercado europeu: Fribo, para hambúrgueres e que também está sendo adquirida pela Perdigão, e Friki, para produtos à base de carne de aves, que será usada pela Perdigão por até cinco anos, conforme o acordo de cessão de uso que faz parte da proposta.

Com aproximadamente 370 funcionários, a Plusfood possui três plantas industriais: em Oosterwolde, Holanda, que é a maior de todas e onde também funciona o Centro de Tecnologia; em Wrexham, Reino Unido, unidade produtora de hambúrgueres, com excelente potencial para aumentar sua produção; e em Constanza, Romênia, localização estratégica para acesso ao Leste Europeu. A empresa mantém ainda escritórios comerciais em vários países europeus e atualmente, importa matéria-prima do Brasil e da Tailândia.

A Plusfood tem capacidade instalada para a fabricação de aproximadamente 20 mil toneladas/ano de produtos acabados e seu faturamento anual gira em torno de ? 70 milhões (aproximadamente R$ 184 milhões). Os principais itens de seu mix são nuggets e outros empanados, cozidos e grelhados de frango, além de diversas variedades de hambúrgueres. Os principais mercados para os produtos comercializados pela Plusfood são o Reino Unido, Itália, Holanda, Espanha, Alemanha e França

O principal objetivo desta aquisição é fazer com que as vendas da Perdigão na Europa avancem na cadeia de valor e atinjam os clientes finais, sobretudo nos segmentos de varejo e de food service. A Perdigão também ganha em racionalidade e tempo para o desenvolvimento de novos produtos para os consumidores europeus, melhorando seu prazo de entrega e passando a ter controle total sobre os serviços de comercialização e de distribuição nesses canais

Com 30 anos de atividades, a Plusfood conta com corpo funcional com elevada experiência de mercado e tecnologia. Esta aquisição não irá alterar as atuais operações internacionais da Perdigão, que manterá seus escritórios em funcionamento para atender seus clientes tradicionais com a marca Perdix.

A Perdigão acredita que esta transação, se concluída, não afetará de forma negativa a situação de emprego na Plusfood Groep.

O Rabobank International Brasil em São Paulo e Rabobank Securities em Amsterdam assessoraram a Perdigão nesta transação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Perdigão.