PACTO SOCIAL – Congresso debateu papel do profissional diante da sociedade

22 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Pelo menos 400 pessoas, entre alunos, profissionais, empresários e líderes governamentais discutiram propostas políticas, estratégias e programas de atuação para integrar o Sistema Confea/Crea à sociedade

Pacto Profissional e Social. Esse foi o tema do 6º Congresso Estadual de Profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, que o Crea-MT realizou no dia 12 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal. Os objetivos foram discutir as novas legislações para os profissionais do Sistema Confea/Crea – salário mínimo profissional, o exercício legal da profissão e o papel desses profissionais no desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso.

Durante o evento, que contou com a participação do presidente do Conselho Federal de profissionais (Confea), Marcos Túlio, com o coordenador do Pacto Social, engenheiro civil Argemiro Antônio Fontes Mendonça e palestrantes locais, foram formuladas propostas que serão apresentadas ao Congresso Nacional de Profissionais (6º CNP), no período de 12 a 18 agosto, no Rio de Janeiro, onde cinco delegados de MT, eleitos durante o 6º Cep, representarão os profissionais do estado.

“Um momento onde buscamos aperfeiçoar nosso sistema profissional, com sugestões sobre a legislação que rege nossas profissões, como o salário mínimo profissional, e, principalmente, garantir nossa efetiva atuação para que possamos continuar vivendo com qualidade de vida em nossas cidades”, explicou o presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

Marcos Túlio falou sobre a capacidade de articulação do governo brasileiro no âmbito social, político, econômico e empresarial e afirmou, que seria necessária a criação de um projeto de desenvolvimento para promover a produção interna e a sustentabilidade no país, além da evidente necessidade de se formarem mais engenheiros que possam atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

As inscrições custaram um quilo de alimento não perecível. A arrecadação de 60 quilos de alimentos foi doada a pelo menos 100 crianças especiais e 17 moradores de rua do Centro Pedagógico de Ensino Especial (Ceper), localizado no bairro Dom Aquino, em Cuiabá e para a Casa de Misericórdia, localizada no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, respectivamente.

PRÉ-CONGRESSOS – Pelo menos 500 pessoas entre profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e populares participaram dos Pré-congressos realizados no interior do estado. O primeiro pré-congresso foi realizado no dia 11 de abril em Tangará da Serra. O evento que reuniu mais de 80 pessoas contou com a participação do presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan.

Os demais ocorreram dia 13 de abril em Cáceres, dia 18 de abril em Sinop, dia 25 de abril em Rondonópolis e, em Barra do Garças no dia 27 de abril.

ORGANIZAÇÃO – Fizeram parte da Comissão Organizadora Estadual (COE) os conselheiros: a engenheira Civil Marciane Prevedello Curvo (coordenadora), o técnico em Edificações e Engenheiro Sanitarista Cléber Ávila Ferreira (vice-coordenador), a engenheira Sanitarista Suzele Rosa Barbosa (secretária geral), a engenheira Civil Edinete Ferreira Guimarães, o engenheiro Agrônomo Luiz Benedito de Lima Neto e, o engenheiro Eletricista Claude Bernard de Abreu.

*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT