Obras de infra-estrutura, água e esgoto vão atingir 95% da população de VG

19 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

município de Várzea Grande é um dos primeiros do Brasil e o primeiro de Mato Grosso a iniciar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O convênio, assinado no final do mês de julho na presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e do governador Blairo Maggi, no valor de R$ 156 milhões, traz para a Cidade Industrial a expectativa da solução definitiva para as demandas de abastecimento de água e comemora ainda a ampliação dos atuais 10% para 25% da rede de esgoto em toda a cidade – índice de cobertura inédito em toda história do município, alcançado só agora na gestão Murilo Domingos.

Ao final das obras, a previsão é de que 95% da população várzea-grandense sejam beneficiados com água de qualidade nas residências, rede de esgoto coletado e tratado, além de melhorias de infra-estrutura – como asfalto. Além disso, 500 famílias que atualmente moram em áreas de risco (próximas a rios e expostas a enchentes) também serão assistidas pelo convênio, ganhando casas novas por meio do chamado projeto de urbanização da favela, subdivisão do PAC.

O presidente do Departamento de Esgoto e Água (DAE), Dito Loro, ressalta que do total dos R$ 156 milhões, R$ 67 milhões vão ser aplicados diretamente na área sanitária do município. Isso significa que serão nada menos do que 53 km de rede de esgoto coletado e tratado, que correspondem ao acréscimo dos atuais 10% para 25%. Os 15% da obra de ampliação, que já está sendo realizada na região do Parque do Lago, será entregue no mês de outubro.

De acordo com Dito Loro, com o reforço da verba do PAC, num prazo de três anos – período inicial para a entrega de todas as obras do conjunto referente ao programa do governo federal – Várzea Grande chegará ao número de 65% da rede de esgoto tratado e coletado, marca que supera a maioria das cidades brasileiras.

“Com essa porcentagem de 65% de esgoto tratado e coletado, o município terá uma melhor qualidade de vida, colocando fim a muitas doenças ligadas à limitação de saneamento básico. Várzea Grande dará um grande salto para o crescimento social, econômico e sustentável”, frisa o presidente do DAE.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – Outra parte do montante, R$ 55 milhões, será destinado especificamente às soluções pontuais do abastecimento de água. Desse total, R$ 25 milhões já estão sendo investidos no que o DAE está denominando de ‘Sistema 1’, que engloba as regiões do Cristo Rei, Parque do Lago e Centro.

Nesses locais, está sendo reformada e ampliada a Estação de Tratamento de Água (ETA), obra que inclui aumento da capacidade de captação de água do rio Cuiabá e mais a construção de dois reservatórios aquáticos no Cristo Rei, com capacidade de armazenar três milhões de litros de água cada um. Além da abertura de 91 km de rede de água, serão instaladas novas adutoras e 15 mil novos hidrômetros em residências que hoje não possuem registros.

Já os R$ 30 milhões restantes serão investidos no ‘Sistema 2’ nas regiões do Manaíra, São Mateus, São Simão e 7 de Maio. Nos locais, haverá colocação de adutoras, construções de reservatórios e novas redes. Ao todo, nas quatro regiões vão ser 156 km de extensão de rede de água.

INFRA-ESTRUTURA – O restante do montante de recursos do PAC em Várzea Grande, R$ 34 milhões, vai ser investido em urbanização de regiões periféricas, com a construção de cerca de 500 casas, redes de iluminação e outras obras ligadas à infra-estrutura. As regiões a serem contempladas são bairro Icaraí e Parque São João. Ao todo, 12 bairros serão contemplados com esta parte do PAC, que refere-se ao fim das favelas, urbanização, iluminação, drenagem, asfalto entre outros serviços.

PROMESSA CUMPRIDA – Ao apresentar todo o cronograma de trabalho, o presidente do DAE, Dito Loro, ressalta que foi compromisso de campanha da atual gestão sob comando do prefeito Murilo Domingos resolver o problema da falta de água, sem esquecer do saneamento básico, construção de casas e da estruturação do município para o futuro.

Segundo Dito Loro, desde maio de 2005, a administração já vinha se movimentando no sentido de obter financiamentos junto a Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

“Antes do PAC já tínhamos em mãos cartas-consultas para obtermos empréstimos junto a Caixa e ao BNDES. O convênio com o governo Federal assinado em julho passado só veio reforçar o nosso projeto de investimento no município. Agora, é o povo ter paciência para se beneficiar das obras”, ressaltou Dito Loro.

O objetivo era o mesmo: investir nas áreas apontadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado no primeiro semestre deste ano. Ao final da liberação do convênio, o compartilhamento dos investimentos ficou assim: dos R$ 156 milhões totais, R$ 60 milhões vieram do acordo com o governo Federal, R$ 77 milhões de financiamentos com o BNDES e Caixa Econômica Federal e, por fim, R$ 19 milhões da contrapartida da prefeitura municipal de Várzea Grande.

Fonte:Secom/VG