Obras das eclusas de Tucuruí serão retomadas

30 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Fonte: Diário do Pará

Contrato entre o Dnit, Eletronorte e o Consórcio Camargo Corrêa foi assinado ontem

Com a assinatura, ontem, em Brasília, da sub-rogação do contrato de obras civis das eclusas da Usina Hidrelétrica Tucuruí, entre o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes – Dnit, Eletronorte e o Consórcio Camargo Corrêa, as obras deverão ser imediatamente retomadas, objetivando a sua conclusão em dezembro de 2010, conforme definido no Plano de Aceleração de Crescimento – PAC.

Estiveram presentes no ato de assinatura, o diretor-geral do Dnit, Mauro Barbosa da Silva, o presidente da Eletronorte, Carlos Raimundo Nascimento, o diretor de Planejamento e Engenharia, Adhemar Palocci, e o diretor de Infra-Estrutura Aquaviária do Dnit, Martinho Cândido dos Santos.

O contrato assinado com a Camargo Corrêa tem valor de R$ 440 milhões. A construção das duas eclusas, ligadas por um canal intermediário, com 5,5 quilômetros de extensão, irá possibilitar a navegabilidade no Rio Tocantins.
Para a conclusão do empreendimento estão estimados recursos da ordem de R$ 620 milhões. Além do contrato para as obras civis, estão previstas a compra e a instalação dos equipamentos elétricos, fiscalização do projeto, indenizações e medidas de compensação ambiental. A construção das eclusas vencerá um desnível de 74 metros e permitirá o tráfego de comboios transportando até 22 mil toneladas de carga. Este trecho tem grande potencial econômico, devido ao desenvolvimento agropecuário e agro-industrial da região e pela existência de minerais e de recursos naturais que podem ser transportados por via fluvial.

De acordo com o diretor de Infra-estrutura Aquaviária, Martinho Cândido dos Santos, a conclusão das eclusas, iniciada em 1981 e interrompida diversas vezes, é uma das prioridades do Governo Federal, incluída no PAC. “O Dnit e a Eletronorte estão trabalhando em conjunto para retomar as obras o mais breve possível, por termos todos os trâmites legais, bem como o projeto executivo e as respectivas licenças ambientais aprovados”, afirmou. No último dia 22 de fevereiro, o Dnit liberou R$ 67 milhões para o empreendimento. Para 2007 estão previstos R$ 252 milhões. As informações são da assessoria de imprensa da Eletronorte.