O Sentido do Olfato

21 de agosto de 2012, às 15h12 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Em algumas edições anteriores comentamos sobre o processo de comunicação do corpo humano com o ambiente externo e da importância dos sentidos enquanto “ferramentas” que nos permitem conhecer o mundo. Estima-se que o sentido da Visão é responsável por 80% das informações que recebemos do ambiente externo, o sentido da Audição 10%, do Olfato 5%, do Tato 3% e do Paladar 2%.

Embora o Olfato tenha uma participação mais tímida neste processo, tem uma importância significativa à medida que podemos “cheirar” certos acontecimentos e tomar decisões antes que se transformem em situações de risco ou mesmo se efetivem como acidentes.

Por exemplo, aquele cheiro de “posto de gasolina”, quando você não está abastecendo, pode indicar vazamento no sistema de injeção ou na mangueira de respiro do tanque de combustível.

Aquele cheiro mais ardido, tipo “plástico queimado” pode indicar superaquecimento nas fiações ou até mesmo um princípio de incêndio no veículo.

Em certas condições de declive, como nas descidas prolongadas de serras, de repente sentimos um cheiro forte tipo “pano queimado”. Pode indicar que algum motorista que vai à sua frente está com os freios superaquecidos por excesso de uso ou por problemas outros (geralmente veículos de grande porte e carregados) e que, portanto, é prudente não ultrapassá-lo e ficar na frente dele. Quem sabe até você pode estar com problemas de freio ou abusando dele e queimando as “pastilhas”.

Por vezes, numa estrada, sentimos aquele cheiro de “mato queimado” que indica que logo a frente enfrentaremos uma queimada ou foco de incêndio na beira da pista. Um alerta para nos preparamos e não sermos pegos de surpresa pela fumaça e pelas coisas invisíveis escondidas por ela.

Aquele famoso e desagradável cheiro que inunda o interior do veículo quando ligamos ao ar condicionado ou o ventilador, indica a existência de “mofo” devido à umidade que se condensa dentro do aparelho. Uma maneira de evitar que o “mofo” prolifere é desligar o ar-condicionado e utilizar somente o ventilador por uns 15/20 minutos antes de chegar ao seu destino.

Lembre-se: Quando ligar seu veículo, ligue também seus sentidos. Eles permitirão que você leia e compreenda melhor o ambiente em que se encontra, possibilitando assim antecipar ações e evitar acidentes.

*Luiz Roberto M. C. Cotti
11.9357.7310 – 11.3467.6771
sobrevivencianotransito@hotmail.com