Conselheiro representa Crea-MT em reunião com o governador de Mato Grosso sobre manejo sustentável

28 de fevereiro de 2025, às 16h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

O conselheiro e e presidente da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Florestais (AMEF), Diogo Augusto Souza Baicere, representou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em uma reunião com o governador Mauro Mendes no Palácio Paiaguás, nesta segunda-feira (24).

O encontro também contou com a participação do engenheiro florestal Márcio André Gomes dos Santos e do vice-presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, além do apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

A reunião destacou a relevância do setor de base florestal para a economia do estado, enfatizando o manejo sustentável como um dos principais pilares para a geração de empregos e renda. O presidente do Cipem, Ednei Blasius, reforçou a importância do segmento e apresentou as principais demandas do setor.

Atualmente, o setor de base florestal conserva mais de 5 milhões de hectares por meio do manejo sustentável e emprega diretamente mais de 14 mil trabalhadores. Em municípios como Aripuanã, Colniza, Nova Bandeirantes e Apiacás, essa atividade é fundamental para a economia local, garantindo empregos e contribuindo para a arrecadação de impostos.

Durante a reunião, foi destacada a necessidade de agilizar a liberação dos planos de manejo florestal em determinadas regiões, assegurando que as comunidades locais possam trabalhar e garantir dignidade às suas famílias.

O conselheiro agradeceu o convite e se colocou à disposição para colaborar nas discussões relacionadas ao setor de base florestal, que é de grande relevância para os engenheiros florestais. Ele ressaltou o papel fundamental desses profissionais no setor madeireiro de Mato Grosso, atuando desde a elaboração dos projetos do Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS) até toda a cadeia produtiva da madeira serrada.

O presidente do Crea-MT, engenheiro civil, Juares Samaniego, destacou a importância da participação do Crea-MT

“A participação do Crea-MT na reunião demonstra nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a valorização dos profissionais da engenharia florestal. O manejo sustentável é essencial para a preservação ambiental. O Crea-MT está à disposição para contribuir com soluções técnicas e estratégicas que fortaleçam esse segmento tão relevante para o estado”, disse.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT