Norte de MT: 11° CEP recebe mais de 100 profissionais do Sistema de Juína, Juara e Sinop

5 de julho de 2022, às 10h48 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

Mais de 100 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências da região Norte de Mato Grosso receberam o 11° Congresso Estadual de Profissionais de Mato Grosso (CEP). O encontro foi realizado nos dias 30 de junho e 01/07 nos municípios de Juína, Juara e Sinop. “ O principal tema deste ano é sobre o “Desenvolvimento nacional com implantação de políticas públicas para a Engenharia, Agronomia e Geociências, e o CEP passará pelos 24 municípios do estado até o mês de agosto de 2022, onde existem inspetorias do Crea-MT”, detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego.

O eng. civil Juares Samaniego ressalta que esse   encontro é feito a cada três anos em todos os estados do Brasil, a ideia é   apresentar, discutir, aprovar e encaminhar às Comissões Organizadoras Regionais proposições que defendam a discussão dos temas centrais, propondo à participação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências do Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, visando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

O conselheiro do Crea-MT eng. ambiental Tiago Andre da Silva, o CEP é uma oportunidade para os profissionais do Sistema de Mato Grosso discutirem   assuntos direcionados as modalidades. “ Momento para ouvir, apresentar e discutir sugestões melhorias em prol das engenharias do estado”, disse Tiago

Já para a conselheira, eng. agrônoma Lys Sueli Barco, na ocasião foram discutidos os três eixos: inovações tecnológicas, infraestrutura e atuação profissional. O Congresso oferece oportunidades para avaliação, debate e define estratégias, planos e programas de atuação nas modalidades através de propostas relacionadas ao exercício da profissão. O Programa Crea Mulher em Mato Grosso também foi outra pauta discutida no evento.  “ Os três dias de CEP foram de extrema importância e produtivos, além da escola de delegados que levarão as propostas para o Congresso em Cuiabá”, destacou Lys.

A coordenadora do CEP em Mato Grosso, conselheira eng. civil Marciane Prevedello Curvo, explica que o evento tem como objetivo integrar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências a sociedade e entidades governamentais. Isso se faz possível com aprovação e encaminhamento, às Comissões Organizadoras Regionais, de proposições que defendem a discussão de temas centrais.

“As propostas apresentadas durante o CEP serão levadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Goiânia. O evento visa a discussão e proposição de políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação. O objetivo é incentivar a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional”, destacou Marciane.

Na oportunidade, a diretora-administrativa da Mútua-MT, eng. sanitarista Suzan Lannes explicou aos participantes do evento sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema. “A instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento e outros”, ressaltou a eng. sanitarista.

Programação dos próximos encontros:

15/07/2022 – 13º Encontro Regional Pré Congresso em Várzea Grande – INSPETORIA DO CREA-MT – 18H

21/07/2022 – 14º Encontro Regional Pré Congresso em Pontes e Lacerda ­- INSPETORIA DO CREA-MT – 19H

22/07/2022 – 15º Encontro Regional Pré Congresso em Mirassol D’Oeste – INSPETORIA DO CREA-MT – 10H

22/07/2022 – 16º Encontro Regional Pré Congresso em Cáceres – UNEMAT – 19H

28/07/2022 – 17º Encontro Regional Pré Congresso em Canarana — INSPETORIA DO CREA-MT – 19H

29/07/2022 – 18º Encontro Regional Pré Congresso em Água Boa – CÂMARA MUNICIAL DE VEREADORES – 10H

29/07/2022 – 19º Encontro Regional Pré Congresso em Barra do  Garças – UNICATHEDRAL CENTRO UNIVERSITÁRIO – 19H

03/08/2022 – 20º Encontro Regional Pré Congresso em Rondonópolis – UNIC – 19H

04/08/2022 – 21º Encontro Regional Pré Congresso em Jaciara – CÂMARA MUNICIAL DE VEREADORES – 10H

04/08/2022 – 22º Encontro Regional Pré Congresso em Primavera do Leste – AEAPL – 19H

05/08/2022 – 23º Encontro Regional Pré Congresso em Campo Verde – INSPETORIA DO CREA-MT – 10H

11/08/2022 – 24º Encontro Regional Pré Congresso em Sapezal – INSPETORIA DO CREA-MT – 19H

18/08/2022 – 11º Congresso Estadual de Profissionais em Cuiabá –

Cristina Cavaleiro Costa/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)