No Dia Internacional da Mulher, Sistema lança cartilha sobre equidade

16 de março de 2023, às 9h16 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3), o Sistema Confea/Crea e Mútua lança a versão atualizada da Cartilha do Programa Mulher. O documento traz os avanços do Programa desde que foi instituído, em 2019, e como os números da participação feminina cresceram. Além disso, sinaliza ações futuras em prol da equidade de gênero, em conformidade com o que preconiza a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Conselheira Michele Ramos, coordenadora Poliana Siqueira, ministra Luciana Santos e o presidente Joel Krüger no Programa Mulher durante o 12º Encontro de Líderes

“Na semana em que o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, alertou aos governos de todo o mundo que, no atual ritmo, a igualdade entre homens e mulheres levará 300 anos para ocorrer, iniciativas como o Programa Mulher se impõem como imprescindíveis”, analisou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

O presidente defende que, como o Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a ONU, “temos de abraçar iniciativas como o Movimento Elas Lideram 2030, coliderado pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global da ONU Brasil”. O objetivo do Movimento Elas Lideram é levar mais de 11 mil mulheres para cargos de alta liderança até 2030. “Sem a igualdade de gênero, ODS 5, todos os outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ficam comprometidos, por isso lancei o desafio na Soea de Goiânia para que até a Soea de Gramado, neste ano, a gente tenha pelo menos uma entidade de mulheres em cada estado. Entidades coirmãs, complementares; e não concorrentes, focadas em trabalhar em equipe e no coletivo”, relembrou.

Sobre o PM

Quando o Programa foi implementado havia 179 conselheiras titulares, o que representava 11,7%. Passados quatro anos, havia 245 conselheiras titulares, ou seja, houve um aumento na participação, que representa 15,5%. No Federal, eram duas conselheiras titulares e duas suplentes, sendo que uma delas integrou a diretoria. É importante ressaltar que houve crescimento similar no número de mulheres registradas e ativas no Sistema, pois em 2019, elas representavam 14,4%; já em 2022, essa participação cresceu para 19,6%.

A versão atualizada da cartilha ainda reconhece o trabalho das mulheres precursoras, como a conselheira federal eng. civ. Carmem Eleonôra Amorim Soares que, em 1992, foi a primeira engenheira a tomar posse como conselheira federal no Confea aos 33 anos. Assim como a eng. civ. Zélia Maria Juvenal dos Santos (RN), em 1994, que se torna primeira mulher a presidir um Crea, no caso, o do Rio Grande do Norte.

A conselheira eng. mec. Michele Ramos, que faz parte da primeira composição do Comitê Gestor indicada à época pelo Colégio de Entidades Nacionais (Cden) e agora como representante do Plenário, destacou a nova roupagem da cartilha, que vai além do universo do Sistema. “A nova versão traz algumas referências de mulheres que estão no Governo, evidenciando que a mulher precisa estar em todas as esferas. Abordamos também o empreendedorismo feminino, o racismo estrutural, a diversidade e a importância da representatividade de todos os grupos. O PM está tendo um amadurecimento, a divisão por regiões tem agilizado os trabalhos”, analisou a conselheira.

“O Dia Internacional da Mulher é de extrema importância para as profissionais da engenharia, agronomia e geociências, pois é uma oportunidade de destacar as conquistas e desafios enfrentados por mulheres nessas áreas.  E como forma de fortalecimento temos o sucesso do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, que inicia o seu terceiro ano em Alagoas com dinamismo e a participação efetiva das nossas profissionais. Mas precisamos reforçar, ainda mais, a equidade de gênero, incentivando a participação feminina no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.  Tenho certeza de que estamos encorajando iniciativas femininas que garantam oportunidades e tratamento igualitário no ambiente de trabalho.” – Presidente do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório

 

“O Dia 8 de março traz a reflexão de todas as lutas e as conquistas que as mulheres enfrentaram e enfrentam. As conquistas são muito tímidas, mas temos – com certeza – vários avanços ao longo do tempo e da história. Em termos de Sistema, temos o pioneirismo das mulheres que – no passado – abriram caminho como presidentes e conselheiras, trajetórias essas agora documentadas na cartilha, e o Programa Mulher, que é um marco em termos de busca por equidade e representatividade.” – Conselheira federal, eng. mec. Michele Ramos

“É uma data muito importante, pois representa anos de luta, superação, dedicação e conquistas pela igualdade de gênero.  É uma oportunidade para chamar a atenção à valorização feminina através do respeito às suas necessidades.” – Coordenadora do Comitê Mulheres do Sudeste, eng. civ. Poliana Siqueira (Crea-SP)

“O 8 de março é marcado por um dia de reflexão sobre a luta das mulheres pela igualdade e respeito. Muitas dessas lutas foram vencidas, mas muitas ainda estão por vir. Nunca nos esqueçamos da importância que nós, mulheres, temos dentro da sociedade. Estamos cada vez mais preparadas para contribuir com o desenvolvimento de projetos que visam à construção de um país justo e próspero. Viva dia 8 de março, vivam as mulheres, vivam as engenheiras, agrônomas, geólogas brasileiras!!!!” – Coordenadora do Comitê Mulheres do Centro-Oeste, géol. Sheila Klener (Crea-MT)

“O Dia Internacional da Mulher é um marco de reconhecimento dos direitos de igualdade, respeito e liberdade de escolha pelas mulheres em várias situações de sua vida cotidiana, quer seja na decisão de ter filhos ou não, estudar e trabalhar no setor que deseja. As mulheres devem ser respeitadas pelas suas escolhas e pela sua competência, não devendo ser restringida de exercer a atividade que escolher e receber igualmente aos homens, nos mesmos cargos por eles exercidos.” – Coordenadora do Comitê Mulheres do Sul, eng. agr. Adriana Baumel (Crea-PR)

“Dia 8 de março é dia de comemorar: um brinde a essas mulheres fortes que mesmo sendo uma “rocha” têm a meiguice de olhar para o futuro e perceber que sua caminhada é plena, afinal mulher brilha onde estiver!!! E na Engenharia, Agronomia e Geociências mostramos a que viemos porque sabemos o que queremos.”  – Coordenadora do Comitê Mulheres do Norte, eng. civ. Ivina Sanches (Crea-RR).

Confira aqui o lançamento 

Fonte: Confea