Ministério da Saúde libera R$ 555 milhões para assistência médica

14 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Ministério da Saúde liberou esta semana R$ 555 milhões para atender as necessidades de assistência médica dos Estados e do Distrito Federal. Todos os estados poderão requisitar parte do dinheiro. Para receber os recursos adicionais, os governos deverão encaminhar ao ministério um documento especificando onde vão aplicar o dinheiro.

Após avaliação, o dinheiro será liberado. De acordo com o secretário substituto de Atenção à Saúde, João Gabardo dos Reis, os estados que possuem menor renda em uma determinada região vão receber mais recursos.

O dinheiro extra faz parte do orçamento de 2007 que sobrou de outras áreas do ministério. “Os recursos já estão disponíveis e são para aplicação imediata”, afirma o secretário. Os estados só poderão aplicar o dinheiro em serviços de alta e média complexidade, como cirurgias cardíacas, transplantes, partos e cirurgias simples.

Os governos que tiverem acesso à liberação extra de recursos do Ministério da Saúde, terão que explicar e comprovar como os recursos foram utilizados. Os serviços de média e alta complexidade, para onde a nova verba deve ser direcionada, já recebem anualmente R$ 17,8 bilhões do governo federal.

Pernambuco será o primeiro a receber os repasses anunciados hoje, cerca de R$ 50,3 milhões. O estado passou recentemente por uma grave crise no sistema de saúde.

Fonte:Agência Brasil