Marketing será tema de curso para profissionais do Crea-MT

6 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em parceria com a empresa Guaraná Marketing e Consultoria realizam nos dias 7 e 8 de dezembro o curso “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia com Técnicas de Negociação e Vendas”. O evento será no Auditório da Todimo Home Center em Cuiabá e terá como palestrante o engenheiro e escritor Ênio Padilha.

O objetivo, de acordo com os organizadores, é passar as noções básicas sobre marketing, negociação e vendas aos profissionais da área, bem como suas aplicações aos casos específicos da prestação de serviços de engenharia, arquitetura e agronomia.

O curso, com carga horária de 12 horas, ocorrerá na sexta-feira (07.11) das 18h30 às 22h30 e no sábado (08.11) das 08h às 17h – com uma hora de intervalo para almoço, e, turmas com no máximo 60 participantes.

Os valores e condições de pagamento para os profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia que desejam participar da palestra do Ênio Padilha, são de R$: 130,00 até o dia (01.12). Após essa data, os profissionais pagarão R$: 160,00 divididos em 2X. Já os estudantes, irão pagar na mesma data R$:110,00, e após R$:160,00, também parcelado.

Outras informações pelo telefone 9606-2289, falar com Laura Kamila, ou nos postos de vendas nas lojas: Prevenção Total na avenida Miguel Sutil, 4957, bairro Areão ou Lua de Mel na avenida Isaac Póvoas, 1246 A- centro.

INFORMAÇÕES GERAIS: O evento oferece aos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia conceitos do marketing, negociação e venda de serviços, além de desenvolver a capacidade de argumentação eficaz – principal recurso de vendas para serviços da área.

Os cursos e palestras de Ênio Padilha já foram apresentados em mais de 120 cidades nos 26 estados brasileiros, além de três cidades de Portugal, atingindo um público de mais de 12 mil profissionais.

Além do Crea-MT, o evento têm como parceiros: o jornal Diário de Cuiabá, a Eco Telhas Pantanal, a Prevenção Total Equipamentos para segurança no trabalho e Noivas Dois Corações.

O PALESTRANTE – Ênio Padilha é engenheiro formado pela UFSC (1986) e Mestre em Administração pela UNIVALI (2007).

Fundador e Diretor da Trifase Engenharia atuou durante 12 anos como projetista, consultor e assessor técnico, tendo realizado mais de 500 trabalhos em diversos estados brasileiros.

Autor dos livros “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia” (6a edição/19 mil exemplares), “Marketing Pessoal & Imagem Pública” (2a edição/6 mil exemplares), “3 Minutos de Marketing” (2a edição/2 mil exemplares), e “Os Pecados de Marketing na Engenharia e na Arquitetura” (esgotado).

Apresenta cursos e palestras para profissionais e estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia em todo o Brasil. Seus cursos e palestras já tiveram a participação de mais de 14.000 profissionais e mais de 150 cidades de TODOS os estados brasileiros, além de três cidades em Portugal (Lisboa, Coimbra e Porto).
É professor de Administração e Empreendedorismo nos cursos de Administração e Engenharia Civil da Universidade do Vale do Itajaí – Univali, em
Itajaí – SC.

Escreve regularmente e seus artigos são publicados, todas as semanas, em diversos jornais e sites do país e no exterior.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO CURSO:

1. Conceitos Gerais de Marketing
— Marketing não é apenas Propaganda e Publicidade;
— O que é, afinal, Marketing ?;
— Para que serve o Marketing ?;
— Quais são as políticas de mercado que definem
o marketing de uma empresa;
— O que o Marketing tem a ver com Vendas ?;
— Como o marketing reduz a importância da questão do preço na relação com o mercado;

2. Vender Serviços x Vender Mercadorias
— As diferenças fundamentais entre mercadorias e serviços (Intangibilidade, Inseparabilidade, Variabilidade, Inarmazenabilidade, Improtegibilidade, Precificação diferenciada) bem como as implicações disso para o processo de venda do produto;

3. Por que vender Serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia é tão complicado?
— As características particulares de serviços de Engenharia e de Arquitetura que tornam a negociação mais complexa;
— Como superar esses obstáculos;
— Como vencer resistências e alterar a percepção do cliente sobre o produto;

4. Comunicação com o Mercado
— As diferenças entre a Comunicação de Massa e a Comunicação Restrita;
— As diferenças e as aplicações racionais da Mídia Tradicional e das Mídias Alternativas;
— Alternativas mais interessantes de mídia para os serviços de Engenharia, Arquitetura e Agronomia;

5. Fundamentos de Um Bom Vendedor (engenheiro, arquiteto ou agrônomo)
— Pequenos e grandes detalhes que fazem diferença na hora da negociação.

6. Os principais obstáculos e armadilhas da Negociação
— Os principais problemas enfrentados pelos profissionais durante o processo de negociação e venda dos seus produtos;
— A questão do preço. Por que os clientes se preocupam tanto com o preço. Como enfrentar (e superar) esse obstáculo.

7. Orçamento Negociação e Contrato
— As múltiplas utilidades de um Orçamento;
— A forma de apresentação de um Orçamento;
— O Conteúdo básico de um orçamento eficiente;
— Como transformar um orçamento em um contrato (as principais diferenças entre orçamento e contrato)

8. Técnicas e Recursos
— Vinte sugestões de técnicas e recursos que podem funcionar na hora da negociação de um serviço de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

9. Encerramento
— Avaliação do Curso pelos participantes