Marcos Túlio: O Brasil precisa recuperar a capacidade de planejar

26 de novembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Em entrevista hoje (26) pela manhã, no programa “Bom Dia Alagoas”, da TV Gazeta, afiliada da TV Globo em Alagoas, o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, disse que o país precisa retomar a cultura do planejamento, perdida ao longo dos últimos 20 anos. Ele também afirmou que é preciso recuperar a cultura do projeto técnico, principalmente para que haja orçamentos corretos nas obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para Túlio, a falta de planejamento e de projeto técnico são fatores preponderantes no que se refere à paralisação de obras como rodovias e projetos vinculados ao meio ambiente. “O desafio é reestruturar a engenharia consultiva para o resgate dos projetos e do planejamento”, afirmou Marcos Túlio. Ele também falou sobre licitações públicas e ressaltou a importância da composição de preços. “O primeiro passo é estabelecer dentro de um sistema regional e nacional a concretização do preço correto para empreendimentos públicos para que haja a garantia da qualidade das obras”, afirmou.

O presidente do Confea finalizou a entrevista falando da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) nos aeroportos brasileiros em virtude da crise aeroportuária e ressaltou que o PAC é um bom programa, porque cria um ambiente altamente favorável à economia.

Marcos Túlio será um dos palestrantes do seminário promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas, que será realizado hoje em Maceió, às 9 horas, no auditório da Casa da Indústria. A exposição dará enfoque ao tema “melhor preço versus menor preço” nos empreendimentos.

Fonte:Crea-AL