Manual de Acessibilidade da Construção Civil do Senge-MT é lançado no Crea-MT

2 de maio de 2023, às 14h44 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego recebeu do Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT), quarta-feira, 26 de abril   da 1° edição do Manual de Acessibilidade para Construção Civil, desenvolvido por meio do edital de patrocínio do Chamamento Público.

Para o presidente do Senge-MT, eng. agrônomo Luiz Benedito de Lima é um orgulho e felicidade participar do desenvolvimento dessa obra, que é uma referência para a acessibilidade brasileira e é um instrumento para profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências notarem esses parâmetros fundamentais para a execução de suas atividades. “ Com relação a nossa contribuição através deste manual, oferecemos incentivo, apoio institucional para que dessa forma a missão consolidasse”, disse Luiz Benedito.

O presidente do Crea Mato Grosso, engenheiro civil Juares Samaniego, explicou Chamamento Público é voltado aos profissionais das engenharias e que o principal objetivo é selecionar projetos que direcionem à missão, aos valores e estratégia do conselho, além de envolver ações de interesse das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. “ Uma forma de contribuir para o fortalecimento, valorização e aproximação das profissões pertencentes ao Sistema Confea/Crea”, destacou Juares.

Chamamento público – A comunicação do Crea-MT, no âmbito externo, visa atender ao dispositivo constitucional de publicidade e transparência de atuação da Administração Pública, com foco em campanhas de caráter educativo, informativo ou de orientação social, visando divulgar suas atribuições de fiscalização e regulamentação do exercício profissional definidas na Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966.  Como ação de comunicação, o patrocínio do Crea-MT busca agregar valor à marca, consolidar posicionamento, gerar identificação e reconhecimento, estreitar relacionamento com públicos de interesse, divulgar programas e políticas de atuação, por meio da aquisição do direito de associação da imagem do Conselho, enquanto patrocinador de projetos de iniciativa de terceiros.

Principal objetivo do Manual de Acessibilidade – propor informações técnicas, conceitos e legislação vigente no âmbito federal relacionadas às atividades de planejamento, construção de cidades e edificações, referente à acessibilidade.  Visando direcionar profissionais do Sistema Confea/Crea das áreas de Engenharia, Urbanismo e correlatas, o manual explica a necessidade de  adaptações frequentes, de modo a contribuir para uma cidade mais democrática  e que respeita a diversidade humana no seu direito de ir e vir, conforme a Lei  Brasileira  de  Inclusão  da  Pessoa  com  Deficiência  (Estatuto  da  Pessoa  com  Deficiência)  nº  13.146,  de  julho  de  2015,  e  Norma  técnica  brasileira  (NBR)  9050/2015.  Este trabalho é abundante para formação de uma cultura atualizada, com intuito de inserir no dia a dia todas as pessoas em igualdade de condições no que diz respeito à Mobilidade Urbana, tornando os espaços públicos e as   edificações acessíveis de acordo com  os  conceitos  do  desenho  universal.  O manual trata-se de um compilado de informações sobre acessibilidade, em especial aquelas contidas na Cartilha de  Orientação  de  Acessibilidade  do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e  do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).  As cidades do futuro deverão garantir cidadania para todos, promovendo, assim, o acesso à educação, trabalho, transporte, saúde e lazer.

Além do presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego e do Senge-MT, eng. agrônomo também estive presente  o associado da entidade classe  eng. químico  Noe Rafael da Silva e o membro do Patrocínio do Crea-MT Jacy Zanette

Confira aqui o Manual de Acessibilidade

Cristina Cavaleiro/ Gerência de  Relações Públicas e  Marketing  e Parlamentar(GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara