Mais de 40 processos de infração a legislação são julgados durante sessão plenária de fevereiro

15 de fevereiro de 2023, às 11h50 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A sessão plenária ordinária de N° 782 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada no dia 09 de fevereiro, julgou mais de 40 processos de infração a legislação, além de 02 Ad Referendum, 02 Decisões de Diretoria e um cadastramento de Instituição de Ensino.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MT, Eng, civil Juares Samaniego falou sobre o cancelamento do Carnaval 2023 em 25 municípios do interior de Mato Grosso. Entre as cidades estão:  Alta Araguaia, Arenápolis, Cáceres, Cocalinho, Colniza, Comodoro, Cotriguaçu, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá , Jaurú , Nova Brasilândia , Nova Guarita , Nova Mutum , Nova Santa Helena , Porto Espiridião , Reserva do Cabaçal , São José dos Quatro Marcos , Serra Nova Dourada , Tabaporã , Tapurah Terra Nova do Norte e  Torixoréu.

“É enviado  oficio com antecedência a todos os municípios de Mato Grosso    solicitando resposta se irão realizar o carnaval.  Durante a ação a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do Crea-MT juntamente com outros órgãos fazem uma série de fiscalizações nos equipamentos públicos moveis e fixos, clubes, eventos e outros utilizados nos polos de Carnaval da região metropolitana e do interior do estado ,  tendo como principal objetivo proporcionar segurança à população que participa do Carnaval”, disse Juares.

Ainda de acordo com Samaniego, as documentações são solicitadas rigorosamente. Caso as normas não sejam respeitadas, dependendo da situação, a estrutura será interditada. É importante atender esses itens, para garantir a segurança dos foliões. Após o prazo de providências de documentação, a FPI irá verificar “in loco” todas as estruturas.

“São cobrados pelo Crea-MT, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do profissional responsável pela montagem de estrutura ou mesmo de projetos, a aprovação de projeto de prevenção de combate a incêndio e pânico e o alvará de funcionamento ou licença especial do evento”, disse Juares.

Além do presidente do Crea-MT, a mesa da diretoria foi composta pela 1° vice-presidente, Eng. agrônoma, Lys Sueli Barco e o diretor-administrativo, Eng. agrônomo Adriano Breunig.

Na palavra livre, o diretor-financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior fez uma explanação  sobre o balanço  das atividades de 2022 da Mútua-MT; entre as ações estão: Aumento de 50% nas associações em relação a 2021,  concessão de benefícios, “Divulga Mútua” junto as entidades de classe e instituições ligadas a Engenharia, além do apoio de impontes iniciativas, como realização de cursos, seminários, palestras , congressos entre outras atividades. A excelência no atendimento aos profissionais também fez parte das grandes ações promovidas em 2022, bem como inclusão de benefícios.

 

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara