Mais da metade dos mineradores é resgatada na África do Sul

4 de outubro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Quase 2 mil dos 3,2 mil mineradores presos em uma mina de ouro na África do Sul conseguiram ser resgatados em bom estado de saúde, mas com sede e fome. Continua o processo para o salvamento dos demais trabalhadores, que segue a um ritmo lento para evitar riscos.

A empresa Harmony Gold, que explora a mina perto da cidade de Carletonville, a sudoeste de Johannesburgo, disse que não há feridos nem mortos e que confia na retirada de todo o seu pessoal.

Um porta-voz da companhia explicou que os mineradores acabaram presos a uns 2,2 mil metros de profundidade depois da queda de uma coluna, que acabou cortando o fornecimento de energia elétrica para o elevador.

Calcula-se que os trabalhos para tirar os demais trabalhadores no subsolo podem levar ao redor de 10 horas. Sindicalistas temem pela vida dos sobreviventes debaixo da terra já que estão amontoados, famintos e sedentos.

Fonte: Valor On-line.