Livro “Avaliações de Imóveis e Perícias em Incêndio” é lançado durante plenária de maio

19 de maio de 2023, às 16h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

A sessão plenária do mês de maio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) foi marcada pelo lançamento do Livro Avaliações de Imóveis e Perícias em Incêndio, pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (Ibape-MT). A obra é desenvolvida através do Chamamento Público do Crea-MT, e escrito pelos eng. civil, Antônio Ramos Corrêa, e o conselheiro, eng. agrimensor, Carlos Roberto Michelini, ambos diretores do Ibape-MT.

Para o eng. civil Antônio, o principal objetivo do livro é demostrar que a observação dos vestígios materiais encontrados, em conjunto com as leis da física, química e da matemática, garante o sucesso na argumentação da peça pericial, a partir dos postulados da estatística e de teorias inovadoras, tais como teoria da complexidade, teoria dos conjuntos nebulosos e a teoria de grafos. “Assim aliando a boa imaginação coerente com os vestígios materiais e a lógica da prática pericial. É possível o desenvolvimento da eficiência nos resultados da perícia de incêndio”, disse Corrêa.

Já para o autor, eng. agrimensor Carlos Michelini, por conceito, o perito /avaliador é um profissional qualificado que tem grande domínio sobre um assunto ou uma área. Por consequência, é reconhecido como uma fonte técnica confiável pelo mercado de trabalho. “Reconhecimentos estes que são obtidos a partir de uma formação sólida, do treinamento recorrente e da experiência profissional”, ressaltou Michelini.

Nos assuntos diversos, a coordenadora do Crea Mulher, geóloga Sheila Klener informou sobre o Workshop: “Segurança Hídrica da Baixada cuiabana”, que será realizado no dia 30 de maio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Na palavra livre, o diretor-financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior fez uma explanação sobre o “Divulga Mútua”, que desenvolvem ações de comunicação da Mútua, realizada através do patrocínio a eventos, cursos, treinamentos e publicações entre outras atividades de divulgação.

A sessão também foi marcada pelo julgamento de 01 Ad Referendum, 20 processos de Infração à legislação, 03 Decisões de Diretoria, Eleição para Representante de Plenário da CECAS 03 Deliberações da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas.

 

Clique aqui e confira a galeria

 

Cristina Cavaleiro | Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR) / Fotos: Rennan Kawahara