Juares Samaniego parabeniza todos os engenheiros eletricistas do Sistema de MT

23 de novembro de 2022, às 10h28 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil  Juares Samaniego , parabeniza todos os engenheiros eletricistas do Sistema Confea/Crea e Mútua pelo dia.

“Os profissionais dessa modalidade garantem a segurança, a qualidade e a funcionalidade da energia elétrica em todas as construções. Além de seu trabalho imprescindível para o conforto e desenvolvimento de toda a sociedade, esses profissionais também buscam constantemente formas de garantir    a exploração sustentável da energia através do desenvolvimento de sistemas com fontes de energia renováveis, tais como fotovoltaicos e eólicos”, disse ao homenagear os engenheiros eletricistas.

Nesta terça-feira, dia 23 de novembro, comemora-se o Dia do Engenheiro Eletricista. Esses profissionais são fundamentais para diversas áreas da economia e respondem, entre outras funções, pela qualidade de fornecimento de energia nas grandes, médias e pequenas cidades.

Sobre a profissão:

O engenheiro eletricista, é o profissional que projeta os sistemas dos serviços elétricos, eletrônicos e de telecomunicações. Ele realiza análise e testes das configurações técnicas, das instalações, materiais e equipamentos.

O profissional da Engenharia Elétrica pode planejar e operar sistemas elétricos, seja em sua geração, transmissão ou distribuição de energia. Usinas e estações de geração de energia podem ser projetadas pelo profissional dessa modalidade. Ele também pode trabalhar com a manutenção de redes de alta tensão.

Outra função importante do engenheiro eletricista é produzir circuitos elétricos de transmissão por radiofrequência, sistemas automáticos para indústrias e projetos de circuitos para sistemas computacionais diversos que são utilizados nos mais diferentes setores econômicos.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)