Juares participa da Semana de Engenharia Agropecuária e Tecnologia em Pontes e Lacerda

21 de março de 2023, às 15h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Compartilhar esta notícia

O Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego participou neste mês de   março da Semana de Engenharia Agropecuária e Tecnologia (VII SEAT), no auditório da Associação Comercial e Empresarial – ACEPL e no Instituto Unificado de Educação e Pesquisa (Unidep), ambos no município de Pontes e Lacerda. “Eventos como esse são de extrema importância para o aprimoramento profissional. Além disso, encontros assim permitem que nossos tecnólogos tomem conhecimento sobre a versatilidade da nossa profissão e das diversas áreas de atuação do Sistema Confea/Crea”, destacou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego. Na oportunidade, o diretor -geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea(Mútua-MT), fez uma explanação sobre os benefícios da Mútua aos presentes.

Conduzida pela eng. de segurança do trabalho, Emiliana Lopes, a palestra: “ Segurança do Trabalho como parte Estratégica do Negócio”.  Entre os pontos destacados pela profissional do Sistema/Confea estão: aumento da satisfação dos empregados, redução de gastos com admissionais devido maior retenção de mão de obra, bem como robustez na operação e satisfação e engajamento entre líder e liderado, cultura de Programa de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) integrada dentro da organização.

Já o Técnico em Geomensura Gutto Martins ministrou sobre: “ Fazenda Digital e os Desafios para o Nosso Futuro”. “ O interesse em torno do tema é fazer com que o produtor rural, seja ele da pecuária, ou aquele voltado para o seguimento agrícola possa ter em “mãos”, ou seja, na tela do computador, ou até mesmo do celular todas as informações pertinentes a sua fazenda”, disse Gutto Martins.

Ainda segundo o palestrante, o que antes era possível apenas com os pés no chão, pisando na terra para conhecer cada espaço da propriedade, hoje pode ser   realizado por meio de levantamentos topográficos georreferenciados e imagens de alta resolução. Através dos ortomosaicos produzidos por voos de drones é possível ter catalogado, inventariado tudo que diz respeito a propriedade como: estradas de acesso, cocheiras, mata-burros, benfeitorias, casas, galpões, centros de manejos, talhões, áreas de APP, nascentes.  E todas essas informações por meio da tecnologia, através da tela de um computador.

O Tecnólogo em Controle de Obras Douglas Macena de Carvalho, fez uma explanação sobre o Preparo, Ensaio e Análise de Testemunhos de Estruturas de Concreto. “ A palestra é voltada para a área de inspeção de estruturas de concreto, e fala muito sobre a importância do controle tecnológico e de profissional especialista na área, que hoje conhecemos mais como Tecnologista de Concreto. Ele é formado atualmente em Controle de Obras ou Engenharia Civil. Onde esse profissional   deve fazer o controle tecnológico não somente em laboratório, mas também em campo”, detalhou Douglas.

Para o   diretor-  presidente da Fundação de Apoio ao Instituto Unificado de Educação e Pesquisa-Unidep, eng. civil Carlos Alberto Rosa Junior, o principal objetivo do encontro é integrar a sociedade ao Sistema e aos profissionais, intensificando o conhecimento, dentro da realidade de cada um deles, propondo a integração das modalidades e luta da valorização profissional. “ As Engenharias, seja Civil, Agronômica, Elétrica, Florestal, Mecânica de Alimentos, entre outras,  elas movimentam  o desenvolvimento economico  mundial , sendo assim é preciso fortalecer as  profissões do Sistema Confea/Crea  para continuar esse crescimento social”, Carlos.

O encontro contou com a participação de inspetores de Pontes e Lacerda, estudantes e profissionais do Sistema Confea/Crea da região.

Cristina Cavaleiro/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR), créditos das fotos: Amilton Antonio