Juares parabeniza todos os geólogos do Sistema Confea/Crea de MT pelo Dia

30 de maio de 2022, às 10h12 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

“ Hoje parabenizamos os profissionais que estudam a composição, a estrutura e a evolução do globo terrestre. Eles nos ajudam a compreender a superfície, o solo e o subsolo do nosso planeta.  Nossa homenagem neste dia 30 de maio vai para quem auxilia o entendimento da nossa história, concretizando assim as grandes conquistas do futuro, que formaram a terra, sua evolução ao longo do tempo e os aspectos práticos da aplicação desses conhecimentos para o bem comum”, ” detalhou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil, Juares Samaniego.

O geólogo é o profissional com formação universitária de nível superior no curso de Geologia. É o profissional que estuda a Terra, toda sua estrutura, formação, processos naturais e evolução ao longo de toda sua idade, através do estudo de todos os tipos de rochas, da constituição do solo e das formas de relevo.

Sobre a Geologia

A Geologia, como ciência, procura decifrar a história geral da Terra, desde o momento em que se formaram as rochas, até o tempo presente. Para isso, como em muitas outras áreas das ciências, a Geologia depende de instrumentos e experimentos em laboratórios e simulações computacionais para descrever as propriedades físicas e químicas de amostras provenientes da superfície da Terra. Essas amostras são coletadas em viagens de campo. Por isso, a Geologia é conhecida como uma “ciência de campo”, onde se baseia principalmente na observação e experimentos no local do objeto de estudo, ou seja, onde será sua área de estudo.

Cristina Cavaleiro Costa/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)