Juares ministra palestra sobre Sistema Confea/Crea e Mútua para alunos do IFMT

4 de outubro de 2022, às 15h21 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, esteve reunido no final de setembro com acadêmicos dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea e Mútua do Instituto Federal de Mato Grosso campus Campo Verde. Na oportunidade, foram debatidas as atribuições do Conselho.

O Crea-MT é um órgão público de autarquia federal que tem como alguns de seus objetivos: proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizar o profissional e definir as penalidades, zelando pela ética profissional da engenharia, agronomia e geociências.

“Atualmente o Sistema Confea/Crea de Mato Grosso ultrapassa 35 mil profissionais registrados e conta ainda com 250 cursos dentro das Engenharias, Agronomia e Geociências. Eu costumo dizer que, às vezes, chega às instituições de ensino superior que o Conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. É o conselho quem dá atribuição ao profissional e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, destacou Juares durante a palestra.

Ainda, na oportunidade, o presidente discorreu também sobre os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT(Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema. A instituição em questão oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam uma melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos pessoais.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)