Juares e conselheiros do Crea-MT participam do 2º Congresso Ambiental dos Tribunais

25 de maio de 2023, às 14h30 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O presidente do Conselho Regional de Engenharia Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego e conselheiros titulares e suplentes participaram do 2º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas: Desenvolvimento e Sustentabilidade, neste mês de maio em Cuiabá.

Para Juares o encontro que reuniu várias autoridades: regionais e nacionais, inclusive da área ambiental serviu para discutir assuntos voltados à conservação, como a Conferência do Clima na Amazônia e iniciativas como o programa para o plantio de 5 milhões de árvores e a criação de um banco de sementes nativas. “Além de outros temas de grande relevância e de interesse dos nossos profissionais do Sistema Confea/Crea”, disse o presidente do Crea-MT.

Em torno de 800 pessoas participaram do encontro realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O Crea Mato Grosso também foi representado pelos conselheiros titulares e suplente: eng. florestal André Baby, eng. ambiental Tiago André, eng. ambiental Edson Cunha, a coordenadora do Crea Mulher geóloga Sheila Klener, o eng. agrônomo Isan Rezende e a eng. ambiental Eva Patrícia da AEAM/MT.

O Congresso também conta com o apoio do Instituto Nacional de Áreas Úmidas (Inau), e da comunidade acadêmica, com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

A coordenadora do Crea Mulher, geóloga Sheila Klener, e o conselheiro suplente eng. agr. Isan Rezende, representaram o Crea-MT durante o 2º Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas: Desenvolvimento e Sustentabilidade, realizado em 22 de maio.

Para o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o encontro buscou promover um amplo debate sobre degradação ambiental, sem deixar de lado quem produz de forma sustentável. Para garantir a relevância dos temas abordados, o TCE-MT ouviu representantes de diversos setores ligados ao tema nas mais variadas frentes.

Além da presença do Crea-MT, compareceram outros representantes como: Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Pantanal, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, do Instituto Somos do Minério, da Associação Brasileira de Direito da Energia e do Meio Ambiente, do Observatório do Clima, da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato-MT), dentre muitos outros.

Na ocasião, foram abordados temas a exemplo do Estatuto do Pantanal, Insegurança Jurídica e Desenvolvimento Sustentável, os Desafios Ambientais dos Empreendimentos de Energia e a Transição Energética, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil, Agricultura Empresarial, Mercados de Carbono, Amazônica: Instrumento de Governança Ambiental e Ações Conjuntas do Setor Público e Sociedade Civil na Preservação Ambiental, Cerrado: Os desafios do uso da terra em tempos de enfrentamento da mudança climática e a situação atual dos povos originários no Brasil.

Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Rennan Kawahara