Investimentos da Cemat deverão alcançar a marca de R$ 400 milhões este ano

28 de maio de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O total de investimentos da Cemat previsto para o ano de 2007 aumentou 71% do ano passado para cá. Saiu de R$ 195 milhões em 2006 para R$ 334 milhões agora. A planilha foi refeita cinco vezes nesse período e a empresa já começa novamente um outro planejamento que pode elevar o valor para perto de R$ 400 milhões até o final do ano. O motivo, segundo o vice-presidente de Operações da Cemat, Arlindo Napolitano, é o crescimento do número de clientes, que somente de janeiro a maio de 2007 aumentou 4,6% em relação ao mesmo período do ano passado. São 36,346 mil novos clientes. “É um crescimento muito acentuado, principalmente quando se sabe que a média nacional é de 2,5%”.

Até maio deste ano a Cemat já aplicou R$ 136,850 milhões no seu plano de expansão. Napolitano informa ainda que a empresa está refazendo o projeto Luz Para Todos, cujas obras devem começar em agosto e terminar no ano que vem. Esse projeto, sozinho, vai demandar um investimento de R$ 250 milhões. É o terceiro contrato do Luz Para Todos, que se baseia em levar energia à zona rural. A função da Cemat é construir linhas de 180 kV para distribuir a energia elétrica que vem das linhas de 230 kV feitas pela Eletronorte.

Boa parte dos investimentos da Cemat também será destinada à inclusão no sistema integrado nacional dos consumidores do chamado sistema isolado, aquele que utiliza energia gerada a partir de motores movidos a diesel. Só em Mato Grosso são 25 municípios que ainda se encontram nessa situação. A previsão da Cemat, conforme o vice-presidente de Operações, é que até o final de 2008, ou no máximo em janeiro de 2009, esses consumidores sejam reduzidos a apenas três cidades no sistema isolado. Atualmente, esses 25 municípios significam 5% do total de 850,327 mil consumidores e não chegam a atingir 1% do consumo de energia no Estado.(VC)

Fonte:Gazeta Digital