Inspetores do Crea-MT tomam posse após dia de treinamento

25 de março de 2024, às 17h01 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Na última sexta-feira (22), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) realizou a posse dos novos inspetores chefes e adjuntos para o triênio 2024/2026. A solenidade aconteceu no Plenário Eng. civil Rubens Paes de Barros Filho, após um dia de treinamento com diversas palestras relevantes para o melhor desempenho das suas atribuições.

A capacitação iniciou às 08h30 com abertura feita pelo presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.

Presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego

A primeira atividade do dia foi conduzida pelo conselheiro regional da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho (CECAS), eng. civil André Luiz Schuring, que ministrou a palestra “Conhecendo a Estrutura e Funcionamento do Sistema Confea/Crea “. Durante sua apresentação, André ressaltou a essencialidade da união e da cooperação entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) para o alcance de um objetivo comum: zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais.

Conselheiro Regional da CECAS, eng. civil André Luiz Schuring

Em seguida, o superintendente executivo e administrativo do Crea-MT, Giovani Bertol, apresentou a equipe executiva, superintendentes e gerentes do Conselho, que explicaram os trabalhos realizados em cada setor, destacando suas contribuições para o bom funcionamento da autarquia.

Superintendente executivo e administrativo do Crea-MT, Giovani Bertol

Já o superintendente operacional e fiscalização, Donizeth Vitório Taveira, explanou sobre o Plano de Fiscalização de 2024, delineando as estratégias e prioridades para garantir a qualidade e a segurança das atividades desenvolvidas pelos profissionais registrados no Conselho.

Superintendente operacional e fiscalização do Crea-MT, geógrafo Donizeth Vitório Taveira

A Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea foi o tema da apresentação seguinte, realizada pela diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo, que explicou sobre os benefícios sociais, previdenciários e assistenciais que são proporcionados aos associados.

Após o intervalo para o almoço, Marciane deu continuidade às atividades, apresentando o Manual do Inspetor. A publicação, elaborada pelo Instituto Mato-grossense das Entidades de Agronomia, Geologia e Engenharia (Imeage), detalha os deveres, responsabilidades e procedimentos a serem adotados no exercício da função. O próximo tema abordado foi a importância do fortalecimento das entidades de classe, oportunidade em que foi evidenciado o papel fundamental das associações e sindicatos na defesa dos interesses de cada categoria.

Diretora-geral da Mútua-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo

Finalizando o treinamento, o controlador do Crea-MT Douglas Lescano orientou sobre o Chamamento Público, oportunidade concedida para as entidades de classe e instituições de ensino firmarem projetos de parceria com esta Regional, visando promover iniciativas que beneficiem tanto os profissionais do Sistema quanto a sociedade.

Encerrado o treinamento, Juares conduziu a solenidade de posse dos inspetores, entregando-lhes a carteira profissional.

Para conferir as fotos do evento, clique aqui.

Texto: Assessora de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Rennan Kawahara e Igor Bastos.