Indicações mato-grossenses para Medalha e Livro do Mérito são definidas na Sessão Plenária de março

15 de março de 2018, às 14h20 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Sessão Plenária de n° 724, realizada nessa terça-feira (13/03), foi marcada pela votação dos nomes dos profissionais mato-grossenses que serão indicados a receber as maiores horarias do Sistema Confea/Crea e Mútua, em 2018. Os nomes indicados pelo Plenário do Crea-MT são do engenheiro agrônomo Gutemberg Carvalho, indicado à Medalha do Mérito, e, do engenheiro agrônomo Carlos Eloi Prata (in memoriam) para inscrição do seu nome no Livro do Mérito.

As duas indicações foram feitas pela Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Rondonópolis (Aeagro). De acordo com o chanceler da Comissão do Mérito do Crea-MT, Marcos Vinicius Santiago Silva, agora as indicações serão enviadas para o Confea, em Brasília, onde a Comissão do Mérito Nacional selecionará entre as indicações dos Creas de todos os estados brasileiros, 24 nomes para serem agraciados. “Sendo 12 para receber a Medalha do Mérito e 12 terem o nome inscrito no Livro do Mérito. Os nomes também serão votados durante plenária do Confea”, explicou o conselheiro.

A mesa de condução dos trabalhos da Sessão Plenária de março foi composta pelo presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, pelo primeiro vice-presidente Joaquim Paiva de Paula, pelo Conselheiro Federal por Mato Grosso, Juares Samaniego, e, pela diretoria administrativa, Rejane Castiglioni.

Ao menos dez processos foram apreciados e votados pelo Pleno do Regional mato-grossense, além de acolhido o pedido da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea Mato Grosso (Mútua-MT) de ter um espaço nas plenárias de abril a dezembro deste ano para apresentação institucional da mesma.

Também foi oficializada a substituição dos representantes da Câmara Especializada de Engenharia Florestal (CEEF), da Câmara de Geologia, Minas e Industrial, além da Comissão de Ética Profissional (Cep).

Sessões Plenárias – O Pleno é o órgão supremo do Crea-MT, constituído pelo presidente e por conselheiros regionais. Os conselheiros são representantes das associações de classe, instituições de ensino e sindicatos das categorias registradas no Conselho, tendo cada um deles seu respectivo suplente, ambos com mandato de três anos.

Compete ao Plenário do Crea-MT, entre outras atribuições, regulamentar questões de integração com o Estado e a sociedade, de habilitação e fiscalização profissional, de controle econômico-financeiro. Decidir em primeira instância sobre processos de infração à legislação e ao Código de Ética Profissional, entre outras competências fixadas pelo Regimento Interno.

Atualmente, o Crea-MT tem 42 conselheiros efetivos, com igual número de suplentes. As sessões plenárias ordinárias são realizadas mensalmente. É necessária a presença de 50% mais um, para que as reuniões sejam realizadas. O Pleno do Crea-MT tem ainda sua composição renovada em 1/3 anualmente.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT