IBGE volta a ajustar safra recorde para baixo

11 de julho de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas do país deverá alcançar 133,391 milhões de toneladas em 2007, segundo levantamento do IBGE divulgado ontem. Em relação à estimativa anterior do órgão, o novo número é 1,3% menor; na comparação com o volume colhido no ano passado (116,993 milhões), porém, o crescimento é de 14%.

Como já sinalizado em todas as projeções do IBGE e da Conab para a safra atual, o avanço sobre 2006 decorre da recuperação dos grãos, principalmente de soja, milho e trigo. Já a queda em relação ao levantamento anterior foi provocada sobretudo por danos climáticos às lavouras de verão, especialmente no Nordeste, e de inverno – com destaque para as perdas causadas por geadas no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Apesar do novo ajuste para baixo, o último levantamento do IBGE confirma para este ano uma safra recorde, superior inclusive ao volume previsto na semana passada pela Conab para o ciclo 2006/07 (130,513 milhões de toneladas).

Esclarece o IBGE que as diferenças entre os resultados finais dos levantamentos do órgão e da Conab resultam sobretudo das distintas formas de apuração da safra de inverno. Como os números do IBGE referem-se à colheita de 2007, seu levantamento para o trigo, por exemplo, já contempla as previsões para a produção deste segundo semestre (3,986 milhões de toneladas). Já a Conab ainda trabalha com o resultado do ano-safra 2006/07 (colhido no segundo semestre de 2006), que chegou, em seus cálculos, a 2,234 milhões de toneladas. O mesmo raciocínio vale para culturas como aveia e cevada. Para o milho safrinha, entretanto, as metodologias são semelhantes.

Fonte: Valor Econômico.