Ibama deve liberar licenças para hidrelétricas de R$ 20 bi até dia 15

8 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis deverá liberar até o dia 15 deste mês a licença prévia ambiental para as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, Santo Antônio (3.150 MW) e Jirau (3.300 MW), que terão capacidade para gerar mais de 6 mil MW. A informação é do ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que prevê a realização do leilão da primeira usina até junho.

O complexo hidrelétrico é uma das principais obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, mas depende da liberação ambiental para que os investimentos sejam efetivados.

O projeto para a construção da usina foi liderado pela estatal Furnas em parceria com a Odebrescht, mas o governo pretende fazer um roadshow para atrair o interesse de outras empresas para o empreendimento.

O PAC prevê investimentos de R$ 11,5 bilhões para a geração de energia neste ano e mais R$ 54,4 bilhões entre 2008 e 2010, e mais R$ 20,7 bilhões após esse período.

A estimativa do governo é a de que as usinas demandarão investimentos da ordem de R$ 20 bilhões.

Fonte: Folha Online.