Governo Federal quer incentivar o turismo ecológico

4 de janeiro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

Incrementar o ecoturismo, preservar a natureza e gerar emprego e renda para as comunidades que vivem em unidades de conservação são algumas das metas do Ministério do Meio Ambiente para este ano. O Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur) deve lançar em 2007 uma carteira de projetos para apoiar e incentivar as comunidades a desenvolver o turismo ecológico.

Com a Carteira de Projetos de Ecoturismo de Base Comunitária o ministério pretende desenvolver um planejamento para que cada comunidade possa administrar o turismo local. Comunidades interessadas em desenvolver esse tipo de negócio devem desenvolver um projeto e apresentar no ministério. Se aprovados, os projetos terão apoio técnico e financeiro do governo.

Serão várias etapas: sensibilização e mobilização comunitária, planejamento participativo, ordenamento e gestão ambiental e turística, inventário dos recursos naturais, diagnóstico e estudo de mercado, capacitação de pessoal, fortalecimento institucional, comercialização e marketing. Os pré-requisitos para participar do programa são a existência de recursos naturais e o envolvimento da comunidade através de cooperativas, associações ou organizações não-governamentais.

O coordenador geral do Proecotur, Alan Milhomen, explica que além de preservar a natureza o novo projeto deve gerar renda. “Existem comunidades carentes no entorno dessas unidades ou dentro dessas unidades da Amazônia e no Brasil interiro. São comunidades carentes que precisam de alternativas econômicas pra sobreviver, entre outras alternativas que possam servir agente vê no ecoturismo mais uma alternativa que pode gerar trabalho e renda”.

Fazem parte da Amazônia Legal os estados brasileiros onde há floresta amazônica: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, além de parte do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Além da Amazônia o governo também quer implementar projetos em outros locais do Brasil. O coordenador geral do Proecotur disse que a quantidade de recursos destinados a cada região vai depender de como está o ecoturismo no local.

fonte: Radiobrás.