Governo diz que é pequena a exportação de biodiesel no país

19 de setembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Danyela Felix, representante da Casa Civil da Presidência da República, que ministrou a palestra sobre “A importância do Brasil no mercado internacional de biocombustíveis”, no Biodiesel BR 2007, em Cuiabá, afirmou que a exportação do biodiesel hoje é muito pequena. O Brasil produz atualmente 2 bilhões de litros de biodiesel por ano, provenientes de 42 plantas industriais. Para ele hoje é necessário um programa que fomente esse setor.

Na mesa redonda que tratou sobre “A instalação de Alcooldutos na região Centro-Oeste”, o representante da Transpetro explicou que a empresa está começando um estudo que viabiliza logística para exportação, pois é um problema que afeta a todo o país. A projeção é de que até 2011 haverá aumento da demanda internacional, principalmente dos Estados Unidos.

Mato Grosso hoje produz 5% do total produzido em todo o país, mas é o estado que tem maior potencial. São Paulo produz 62% do total do país, Mato Grosso do Sul produz 3% e Goiás 4%.

O programa da Petrobrás inclui um poliduto para derivados ligando a região de Curitiba a Cuiabá, e essa construção permitirá redução dos custos de combustíveis como diesel e gasolina no Centro-Oeste e melhoria nos indicadores econômicos.

Segundo o secretário-adjunto de desenvolvimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Manoel Rodrigues Palma, Mato Grosso produz hoje 800 milhões de litros. “Mas o Estado tem potencial para produzir mais do que se espera que o Brasil inteiro produza”, afirma. Para que o alcoolduto tenha possibilidade de vir a Cuiabá, Mato Grosso precisa produzir 4 bilhões de litros, contudo, para a produção dessa quantidade é necessário que mais empresas se instalem no estado, e é por isso que a Sicme, juntamente cm Sindalcool, está montando um programa de inventivos fiscais que desenvolva o setor em Mato Grosso.

O Biodiesel BR 2007 prossegue nesta quarta-feira e quinta-feira com a participação de representantes de universidades e instituições como o Ministério de Ciência e Tecnologia, a Embrapa, o Centro Nacional de Referência em Biomassa, o Instituto Nacional de Tecnologia, a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, entre outros.

Simultaneamente aos debates, ocorrem outros dois eventos: a “Expo Energias Alternativas”, uma exposição de equipamentos e experiências para a produção de energia limpa, e o fórum “Produção de biocombustíveis em sociedades cooperativas”, que ocorre no dia 19 e é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB/MT).

Fonte: TVCA