Gestor do Prodesu promove alinhamento com Controladoria

3 de maio de 2019, às 16h11 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Compartilhar esta notícia

 A segunda reunião ordinária do Comitê Gestor do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Creas e Mútua (Prodesu) aprovou   quinta-feira (02) um projeto do Crea-AC e dois projetos do Crea-PE e intensificou as discussões em prol do andamento das atividades, através da participação da controladora do Confea, Mair Ferreira Ramos.

A reunião contou com as presenças do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, do coordenador adjunto da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), conselheiro federal engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos, e ainda do conselheiro federal engenheiro eletricista Inarê Poeta e dos presidentes do Crea Mato Grosso engenheiro agrônomo João Pedro Valente, do Crea-MA, engenheiro eletricista Berilo Macedo, e do Crea-AC, engenheira agrônoma Carminda Pinheiro.

O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, destacou que a Controladoria se comprometeu a manter o Comitê atualizado, reforçando o apelo para que os demais presidentes se empenhem no retorno célere às diligências.

“Aliado a essa postura da controladoria, buscamos obter junto à Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema uma interpretação mais segura de um item do Regimento sobre a análise de prestação de contas por parte do Comitê. Isso tudo nos trouxe uma perspectiva e um sentimento de empoderamento, na medida em que, ao trazer para a mesa todos os processos em tramitação e buscar o cumprimento efetivo do regimento do programa, os membros do Comitê se tornam mais informados e integrados com o alcance e a realidade do programa”, detalhou João Pedro Valente.

Para a controladora do Confea, Mair Ferreira Ramos, a reunião reitera o posicionamento do presidente Joel Krüger para que os presidentes dos Creas respondam as diligências em até 15 dias e, caso eles necessitem mais tempo apresentem um prazo coerente para que possam ampliar, evitando o descumprimento do contrato firmado.  Na ocasião, foram apresentados alguns números, onde informaram que há   223 processos sob a análise da área, incluindo aqueles em que a Controladoria participou ao lado de outros setores do Confea na Comissão de Apoio à Análise de Contas (CAAC), criada no ano passado.

*Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT com informações do Confea