Gestão de 2023: Crea-MT realiza treinamento e atualização para conselheiros

14 de março de 2023, às 8h34 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Os conselheiros do Crea Mato Grosso receberam quinta-feira, 09 de março, no plenário do regional treinamento sobre normas e procedimentos operacionais e administrativos do Conselho. Além do presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego , a mesa foi comporta pela vice-presidente, eng. agrônoma, Lys Sueli Barco e o vice-diretor administrativo, eng. eletricista, Adriano Breuni.
“Além dos trabalhos honoríficos no pleno do Regional, o conselheiro dispõe da representatividade no Confea, tanto nas Câmaras nacionais como conselheiro federal, na luta em defesa das modalidades do Sistema. Atualmente existem 250 profissões dentro das Engenharias, Agronomia e Geociências registradas no conselho de MT, e mais de 35 mil profissionais estão cadastrados no Sistema Confea/ Crea no estado”, ressaltou Juares
A gerente Operacional, Renilda Alcântara, fez uma explanação ao colegiado presente sobre abrangência da CATP- Coordenadoria que atua no atendimento dos usuários do Sistema Confea Crea, bem como a Coordenadoria de Acervo Técnico (Cate), que desempenha trabalhos como: baixa, cancelamento, substituição de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). “ Já o setor de Registro além de registrar atua na área de anotações, instrução e tramitação de processos de pessoa física e jurídica, emissão de carteira profissional e demandas gerenciais da Gerencia Operacional (Gecop) ”, disse Renilda.
Atualmente o Crea-MT conta com 25 inspetorias em Mato Grosso, nos municípios de: Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Colíder, Confresa, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D´Oeste, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Sinop, sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande.
A coordenadora da Fiscalização do Regional, Ivanil Martins conduziu a palestra sobre o funcionamento do setor suas normas e instruções. Entre os temas apresentados estão: estrutura administrativa e de Fiscalização da Gerência, relatórios, plano anual e equipe, além dos municípios que recebem as ações fiscais.
“ A fiscalização tem por objetivo desenvolver um trabalho com excelência e eficácia, de forma a combater o exercício ilegal das profissões da legislação do Sistema Confea/Creas, buscando a valorização das profissões regulamentadas, resguardando a segurança da sociedade mato-grossense”, disse Ivanil.

A diretora financeira do Crea-MT, eng. civil Marciane Prevedello Curvo falou sobre a importância de os conselheiros conhecerem sobre o regimento interno órgão. Na oportunidade, a diretora presentou o projeto do Manual da Inspetorias. A criação e elaboração do Manual dos Inspetores Crea-MT tem como objetivo contribuir com desenvolvimento sistematizado e padronizado das finalidades e atividades dos Inspetores.
“ Com o Manual instituído, os inspetores poderão utilizar referido documento como fonte de consulta, desenvolvendo seus trabalhos com mais eficiência, pois aqui encontrará quais são suas atribuições, bem como os caminhos necessários para colocar em prática as orientações, instruções e determinações do Crea-MT. A expectativa que o manual seja entregue em julho deste ano”, disse Marciane.

O gerente Jurídica do Regional, advogado Roberto Carloni fez uma explanação sobre o setor e as atividades executadas. Já o advogado do Gejur, Helmut Flavio Preza Daltro destacou com relação a natureza jurídica e importância social e institucional do conselho, como: fiscalização e verificação do exercício profissional, a diferença do Crea para sindicato e associação formas de valorização profissional pelo exercício da fiscalização.
O gerente da Tecnologia da Informação (Getec) do Conselho, João Alves apresentou aos conselheiros o modulo de processo do sistema ecrea e as etapas que a Coordenadoria de Apoio ao Colegiado (Caco), realiza para fazer as tramitações de um processo. “Primeiramente vai para a Assessória Técnica (Aste), sem seguida é encaminhada ao coordenador da determinada Câmara Especializada que pode ser feito ou não dependendo do parecer da Aste , será encaminhado a um conselheiro que homologará ou não o processo, ou seja, isso acontece por meio do sistema, além das telas que eles utilizam para fazer os relatos e por fim um exemplo prática dessa questão”, disse João.

Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)/Fotos: Cristina Cavaleiro