Geólogos se reúnem e lançam livro sobre história natural de Mato Grosso

3 de fevereiro de 2023, às 16h52 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Com o objetivo de fomentar a bibliografia regional acerca de temas como geologia, solos, relevo, paleontologia, povoamento do estado, entre outros assuntos, seis geólogos se reuniram na organização do livro “História Natural de Mato Grosso”, lançado em dezembro do ano passado.

Fruto de um trabalho de ampla e minuciosa pesquisa, a obra levou cerca de um ano para ser produzida e é resultado da parceria firmada entre a Associação dos Profissionais de Geologia do Estado de Mato Grosso (Agemat), Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), Museu de Rochas Minerais e Fósseis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Além disso, o livro contou com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e da Caixa de Assistência de Profissionais do Crea (Mútua).

De acordo com o geólogo Caiubi Kuhn, um dos organizadores do livro, ao longo de nove capítulos e com uma linguagem simples e sintética, a obra apresenta ao leitor o território mato-grossense. Além disso, são abordadas as definições de história natural, geologia, rochas e minerais, paleontologia, arqueologia, biodiversidade, geomorfologia, solos e museus, com ênfase no Museu de História Natural de Mato Grosso e no Museu de Rochas Minerais e Fósseis.

“O livro visa ainda divulgar os museus que abordam a história natural e também proporcionar aos nossos jovens uma viagem pela história do planeta, com base em elementos que algumas vezes estão bem próximos de nós, seja no quintal de casa ou na cidade onde moramos, mostrando que a ciência está ali ao alcance dos nossos jovens”, complementa.

Outra organizadora do livro, a geóloga e presidente da Agemat, Sheila Klener, explica ainda que será uma ótima bibliografia e subsidiará professores do nível fundamental e médio no ensino sobre a história natural do estado.

“O Livro História Natural de Mato Grosso é a primeira publicação do gênero no estado e reúne um compilado de trabalhos que abordam a Geologia, Arqueologia, Paleontologia e outras ciências naturais. Esse projeto só foi possível graças aos patrocínios do Sistema Confea/Crea e Mútua, que subsidiaram a publicação”, enfatizou.

A obra está disponível gratuitamente em versão e-book no site da Febrageo. Já a versão impressa pode ser adquirida no site da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) ou diretamente no Museu de História Natural de Mato Grosso.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)