Funcionários do setor de Atendimento ao Público são foco de motivação e relacionamento no Crea-MT

14 de agosto de 2018, às 8h53 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Foi-se o tempo em que o diretor ou gerente de uma empresa se dirigia diretamente aos seus subordinados, delegando tarefas e explicando mudanças. Porém, com a criação de um departamento fundamental para as empresas, o Recursos Humanos, conhecido como RH, assumiu a função. O Departamento Pessoal, que simplesmente tratava de assuntos referentes à contratação, férias e demissão de colaboradores, passou a integrar o RH, que abrange também o relacionamento interpessoal, motivação e uma série de outros instrumentos, que garantem o bom funcionamento de uma empresa.

Uma das ferramentas utilizadas pelo departamento, que obtém resultados nítidos, é a palestra de RH, que aproxima o funcionário da empresa e exalta sua importância dentro da corporação. “Tanto empresas públicas como privadas, devem investir em palestras de RH como ferramenta de instrução, estimulando o pessoal a ser parte da equipe, vestir a camisa da empresa e trazer excelentes resultados ao longo do tempo”, essa é a opinião do psicólogo Ataíde Ferreira que discutiu com os servidores do Crea-MT sobre a necessidade de ter objetivos em comum dentro do ambiente de trabalho.

A palestra realizada com foco específico nos funcionários que trabalham no setor de Atendimento ao Público do Crea-MT, foi realizado, na última quinta-feira (09), e trabalhou com motivação e relacionamento. Com foco na temática, “A importante jornada de atendimento – buscando a satisfação de quem é atendido e a satisfação de quem atende”, a Gerencia de Gestão de Pessoas (GEGEP) discutiu com os servidores sobre a necessidade de ter objetivos em comum dentro do ambiente de trabalho.

Em sua fala, Ataíde destacou a importância dos recursos cognitivos e pessoais para a liderança e sucesso nas carreiras profissionais e na vida pessoal. “A inteligência emocional está sendo bastante procurada pelos setores de seleção das empresas, pois um indivíduo que a possui, possivelmente, é mais positivo, produtivo e influenciador”, falou a palestrante. “O diferencial é assumir que somos diferentes e compartilhar coisas, conceitos, ensinamentos é o que faz a diferença”, destaca o psicólogo.

Exemplificando situações no setor privado Ataíde avalia que a excelência no atendimento é, sem dúvida, o principal diferencial competitivo das empresas atualmente. “Nas empresas privadas existem qualificações para seus colaboradores, qualificações para que essas pessoas possam desenvolver um bom serviço na empresa. No setor público, o cliente é cativo, ele não tem opções, isso faz com que muitas vezes o atendimento não seja o mais adequado, e é isso que queremos fazer de diferencial aqui no conselho”.

Ter uma equipe comprometida com este atendimento é um dos grandes desafios do setor público. “Muito mais do que saber como atender, é necessário que cada um entenda a importância do atendimento na consolidação de uma empresa e na satisfação de um profissional bem atendido”, conclui Ataíde.

*Equipe de Comunicação do Crea-MT