Funcionários do Crea Mato Grosso recebem treinamento do novo Sistema

10 de dezembro de 2019, às 17h36 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

Compartilhar esta notícia

De 09 a 10 de dezembro o administrativo e a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) receberam treinamento prático sobre o novo Sistema e-Crea, no laboratório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

O treinamento foi conduzido pela gerente do Departamento de Atendimento e Registro do Crea-MS, Eliene Batista Gonçalves, que mostrou como funcionará o novo Sistema e-Crea para os funcionários do setor administrativo e fiscalização, de forma prática e também o cadastro de pessoa física, jurídica e o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A maioria dos serviços é on-line, ágil e com maior comodidade, atendendo o anseio do profissional. No primeiro treinamento realizado de forma teórica, trouxemos o passo a passo, por meio de manuais e informações referentes de como proceder o eCrea”, destacou Eliene.

O presidente do Crea-MT, João Pedro Valente, destacou que a implantação do e-Crea visa otimizar e facilitar tanto para os colaboradores como para os profissionais do Sistema Confea/Crea, proporcionando agilidade nos processos relativos ao sistema. Essa ferramenta já é utilizada no Crea Mato Grosso do Sul e outros Creas também estão estudando a implantação dessa ferramenta em seus Regionais.

Coordenadora do Acervo Técnico (Cat) do Crea Mato Grosso, Susana Pacheco

“Ano passado, o Regional Mato-Grossense realizou duas visitas no Crea-MS, estudando e trazendo a ideia de como funciona o Sistema para Mato Grosso. Em outra oportunidade   foi uma comissão composta por financeiro, diretoria, Apoio ao Colegiado, Gabinete, administrativo e Registro conhecer o funcionamento do sistema em Mato Grosso do Sul”, citou Geovani Marcos Bertol, superintendente Operacional do Crea-MT.

A gerente Operacional do Crea-MT, Renilda Alcântara explicou que   mais de 20 mil profissionais fazem parte do Sistema do Crea Mato Grosso, espalhados em 24 inspetorias no Estado. Devido aos números expressivos de atendimento, o e-Crea   atende as necessidades dos profissionais. O novo sistema coorporativo facilitará a emissão de documentos, principalmente a parte de registros e ART e outros serviços realizados pelo atendimento do Regional.

Para o gerente de Tecnologia da Informação do Crea-MT, Leonardo Silqueira o e-Crea é um sistema completo que atenderá todo Conselho. Três módulos já foram implementados, que são: Ouvidoria, tarefas e administração do sistema. Posteriormente até o final deste mês será o atendimento, ART, cadastro e financeiro. Para o próximo ano, será a fiscalização, dívida ativa e processos administrativos.   Esse é o segundo treinamento para o corpo de fiscais e administrativo do órgão, onde tiveram acesso, visualizaram as telas e como funciona o Sistema.

Presidente do Crea-MT, João Pedro Valente

“ Ao serem treinados com o novo Sistema, os fiscais estarão repassando as informações aos usuários de como utilizar a ferramenta. E no momento de substituição dos atendentes, estaremos executando o trabalho da melhor qualidade possível”, disse o gerente de Fiscalização do Crea-MT, Jakson Paulo da Conceição.

A coordenadora do Acervo Técnico (Cat) do Crea Mato Grosso, Susana Pacheco destacou também como fundamental a prática do novo sistema da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que iniciará a partir de 2020. Dessa forma auxiliar os profissionais na emissão de ART. Mudando apenas os campos, continuando com a mesma resolução, ou seja, a forma de preenchimento do documento.

“ Toda nova tecnologia implantada vem para atualizar, beneficiar e contribuir na busca   pela excelência no atendimento ao profissional”, disse Enilson Pedroso, coordenador Operacional da Fiscalização do Crea-MT.

 

Reunião com inspetores

O presidente do Regional Mato-grossense, João Pedro Valente, também reuniu terça-feira, 10 de dezembro com inspetores do interior de Mato Grosso no plenário do Crea-MT para tirar dúvidas e discutir demandas relacionas as unidades do Crea-MT no estado.

“ Em relação a administração das inspetorias, repassamos orientações a respeito de como organizar a questão financeira, regularizar os pedidos e repassar o que aquela unidade necessita. E como utilizar o suprimento de fundo, devido o Crea Mato Grosso possuir várias questões que são determinadas através de licitações”, detalhou Valente.

Áurea Soares, Inspetora de Água Boa e coordenadora do Crea Mulher em MT

Na oportunidade, o presidente do Regional Mato-grossense, falou sobre a reunião que teve com o governador de Mato grosso, Mauro Mendes que tratou da minuta do decreto que regulamenta a Lei n° 10.492/2017, já aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso(AL-MT) e sancionada pelo Poder Executivo, que determina a realização periódica de autovistoria, a ser realizada pelos condomínios ou por proprietários dos prédios residenciais, comerciais e pelo Poder Público , nos prédios públicos, incluindo estruturas, fachadas, empenas, marquises, telhados e obras de contenção de encostas, bem como todas as instalações, cria o Laudo Técnico de Vistoria Predial(LTVP) no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

A inspetora de Água Boa, Áurea Soares avaliou a reunião de extrema importância por apresentar todas as mudanças que ocorrerão durante a gestão. Tanto no Sistema como na parte administrativa e de ARTs. “Nós como inspetores e representantes do Crea-MT no interior, precisamos estar seguros dessas informações repassadas para poder auxiliar os profissionais que nos procuram enquanto representantes do Conselho naquela região”, disse a Inspetora.

Entre os assuntos debatidos durante o encontro, a Superintendência Executiva Administrativa fez uma apresentação sobre o suprimento de fundos, utilizados para pequenas despesas das unidades do Crea-MT. A Gerencia de Tecnologia da Informação apresentou como será o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo e-Crea.

Texto e fotos: Cristina Cavaleiro/Equipe de Comunicação do Crea-MT