FPI vai ao porto de Maceió

7 de dezembro de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O Crea de Alagoas concluiu as atividades deste ano com mais uma Fiscalização Preventiva Integrada no porto de Maceió dia 5 de dezembro. O Conselho coordena vários órgãos de fiscalização, que representam diversos segmentos da sociedade.

O primeiro ponto observado pela FPI foi a questão da acessibilidade na entrada do porto. Congestionada por carretas, a entrada exige mais cuidados na sinalização. Outra ação foi com relação aos equipamentos usados pelas empresas que prestam serviços ao complexo portuário, operando no cais geral, com algumas recuperando guindastes para granel no próprio cais.

O presidente do Crea-AL, eng. civil Aloísio Ferreira, acompanhou toda a operação. Fotografias dos locais visitados serão anexadas ao relatório final, que será entregue à administração do porto.

Integrantes do Corpo de Bombeiros observaram um sistema de prevenção contra pânico e incêndio com deficiências, assim como representantes do Instituto do Meio Ambiente detectaram falhas relativas à preservação ambiental.

A FPI vistoriou uma obra no terminal de containeres que começou há seis anos e só deve ser concluída em 2010, com previsão de investimentos de R$ 46 milhões vindos do governo federal. Os engenheiros que acompanham a FPI mostraram que a obra vai viabilizar a entrada do porto de Maceió nas rotas internacionais. Segundo o chefe do setor de engenharia Fernando, eng. civil Crisóstomo, a sugestão da FPI será acatada e analisada pela empresa executora e pela fiscalização do serviço.

Fonte: Crea-AL