FPI identifica irregularidades em 29 estabelecimentos vistoriados

4 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Todas as 29 farmácias e drogarias vistoriadas pela Fiscalização Preventiva e Integrada (FPI), em Cuiabá e Várzea Grande, apresentaram irregularidades. Dentre as mais graves estão a falta dos alvarás sanitários municipais, de funcionamento e a não existência do registro junto ao Conselho Regional de Farmácias (CRF). “Quando não tinha o alvará, o estabelecimento apresentava o protocolo do processo para autorização junto ao órgão responsável”, informou o agente de fiscalização do Crea-MT, Adriano Vieira Furtado.

A ação foi realizada no período de 19 de março a quatro de abril e, desenvolvida pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) em parceria com a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Corpo de Bombeiros, CRF, secretarias de Meio Ambiente de Cuiabá e Várzea Grande e, a Vigilância Sanitária de Cuiabá.

Entre as irregularidades apontadas pelo Crea-MT está a falta de acessibilidade para deficientes físicos. “Cabe à Prefeitura cobrar essa adaptação, mas o Crea também realiza um trabalho preventivo junto aos estabelecimentos”, salientou Adriano. Também foi solicitado pelo órgão, a nota fiscal das empresas que realizam a manutenção de equipamentos eletro-eletrônicos e predial em serviços de ar-condicionado, por exemplo. “Com isso vamos verificar o exercício profissional dos que atuam nessas empresas e se possuem a Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao Crea-MT”, explicou.

Adriano também destacou a atuação do Procon como de fundamental importância para a sociedade uma vez que o órgão verifica a falta da listagem de medicamentos genéricos, a precificação dos produtos, a condição de pagamento, preço máximo dos medicamentos, data de validade, entre outros.

*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT