Fonte de energia:Os raios solares são cada vez mais utilizados para geração de energia elétrica

3 de agosto de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Compartilhar esta notícia

Mais de 70% de economia com energia elétrica. Isso parece quase impossível de crer, mas pode se tornar realidade se fizermos uso da maior fonte de energia disponível, o sol. Vários países europeus e capitais do Brasil estão investindo nesta área. A energia solar pode ser utilizada das mais diversas formas, desde a sua conversão na própria energia elétrica até a mais comum que é o aquecimento da água.

“A grande vantagem do aquecimento da água por energia solar em Cuiabá é que temos uma radiação forte, então o aquecedor, na maioria das vezes, não precisa nem sequer de isolamento térmico”, observa o professor de física e de engenharia elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Alfredo Jorge.

Para entender de forma leiga como tudo funciona, o professor faz uma breve explicação. “O aquecedor solar de água é constituído por uma placa que pode ser de PVC, cobre, alumínio ou inox”, diz. Trata-se de uma caixa de fina espessura, a base é formada por dois canos paralelos e vários canos mais finos interligando-os. A caixa é sempre preta para que haja maior absorção de calor.

À medida que a água entra pelos canos, o sol que bate na placa vai fazendo o aquecimento da mesma. A água quente fica mais densa e sobe para a caixa d”água por um cano flexível, ficando na parte de cima, enquanto na parte debaixo fica a água fria vinda da rua que posteriormente descerá para o aquecedor.

A água aquecida pelo aquecedor solar pode ser usada principalmente no chuveiro e na piscina. A grande dúvida é: e quando o clima está frio e o tempo está nublado? “O sistema de aquecimento solar prevê essa situação e automaticamente entra o apoio. Pode ser elétrico, pode ser à gás ou alguma outra alternativa, mas o cliente não fica sem a água quente por falta de sol. Existe um sistema automático de atuação”, garante o especialista em energia elétrica de São Paulo, Jayme Cillios.

“Os equipamentos vêm com um sistema de aquecimento elétrico auxiliar. Se houver uma demanda muito grande de água aquecida no inverno, é só ligar este auxiliar direto com a rede elétrica”, complementa o proprietário da Construserve, especializada em aquecedores solares de Cuiabá, Jurandir Scorpione.

Fonte:Gazeta Digital