Fevereiro Roxo: Crea-MT adere à campanha de conscientização ao tratamento do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus

7 de fevereiro de 2023, às 10h23 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) aderiu à campanha “fevereiro Roxo”, voltada à conscientização acerca do diagnóstico precoce do Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus. Por esse motivo, durante todo o mês a fachada da autarquia permanecerá iluminada com a cor alusiva à data.

A campanha em questão é recente e nasceu em Uberlândia (MG), em 2014, trazendo consigo o lema “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas e incuráveis.

Convivendo com a fibromialgia há cerca de 17 anos, a assistente administrativa do Crea-MT, Jucilene Costa, conta que descobriu a doença após procurar um médico por sentir dores. “De lá pra a cá eu estou nessa luta.  Não é fácil ter que conviver com essa doença, eu não desejo isso para ninguém.  Mas tenho fé e esperança em dias melhores e o apoio dos meus familiares e amigos me ajuda muito a enfrentar essa enfermidade”, detalhou.

A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. Para amenizar as dores, Jucilene faz uso de analgésicos.

Ao contrário de Jucilene, a colaboradora da Coordenadoria de Cobrança do Crea-MT, Pâmela Queiroz, descobriu os lúpus recentemente, mais especificamente em abril de 2022. Ela explica que começou a sentir dores nas articulações e, posteriormente, também passou a sofrer com aftas, febre, queda de cabelo e fadiga.

Após a análise do resultado dos exames solicitados pelo médico e observação dos sintomas, ela foi diagnosticada com lúpus. O tratamento foi realizado desde o início, e segue sendo até hoje, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, Pâmela segue fazendo o tratamento com medicamentos e fazendo consultas regularmente a fim de verificar seu estado de saúde.

“Com os remédios eu consigo ter uma qualidade de vida melhor. Eu faço o tratamento como precisa ser feito, sigo todas as recomendações médicas, então tenho uma vida normal. Faço tudo que quero só que dentro das minhas limitações. Uso bastante protetor solar porque não posso sair no sol, além disso, também tenho bastante fadiga, mas fazendo o tratamento eu consigo ter uma vida normal”, afirma.

Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego, é muito importante abraçar causas como essa, que tem como principal objetivo conscientizar e, consequentemente, salvar vidas. “O Crea-MT desenvolve campanhas dessa natureza todos os meses. Muitas surtem efeitos por serem propagadas não só entre os funcionários e profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, mas também ao ser disseminada na sociedade civil organizada de modo geral”, disse Samaniego.

De acordo com a gerente de Infraestrutura e Logística do Crea Mato Grosso, Adriana Imbriani, ao buscar os serviços do Crea-MT, de imediato, os profissionais e a sociedade vão se deparar com a ação de duas formas: ao entrar no atendimento, e após as 18h, ao passar pela avenida e ver a fachada iluminada de roxo. “Isso faz a diferença, propondo o repasse dessa conscientização”, finalizou.

Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro / Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)