FETHAB – Bassan integra Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transportes e Habitação

30 de março de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Cabe ao Conselho dar aval sobre as ações governamentais

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado (Crea-MT) já tem garantido seu representante junto ao Conselho Diretor do Fundo Estadual de Transportes e Habitação (Fethab). O presidente do Crea-MT, Tarciso Bassan, foi nomeado pelo Governo do Estado, juntamente com outros sete membros formados por secretários de diversas pastas, representantes de sindicatos e entidades de classe.

A lei 7.263 que cria o Fethab data de 27 de março de 2000 e tem como objetivo financiar o planejamento, execução, acompanhamento, bem como a avaliação dos serviços nos setores de transporte e habitação em todo o Estado. Os recursos são geridos pelo Conselho do Fethab.

As mudanças nas diretorias de entidades e também de alguns secretários de estado motivaram o governo a recompor o quadro do Conselho do Fethab que se transformou na principal fonte de recursos do Estado para investimentos em obras, como construção de casas populares e estradas. Na gestão Maggi, o Fundo passou a ampliar a tributação. Atualmente, cobra imposto sobre frete de soja, algodão, óleo diesel, madeira, gás natural e gado em pé. No ano passado, arrecadou R$ 274,9 milhões.

Também passam a compor o Conselho, o secretário Neldo Egon Weirich, da secretaria de Desenvolvimento Rural; João Malheiros da Casa Civil; Mauro Mendes, presidente da Federação das Indústrias (Fiemt); Rui Carlos Ottoni da Federação da Agricultura (Famato); Sérgio de Marco e Gilson Pinesso da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão e, Carlos Alberto da Silva Corso, da Federação das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros.

*Rafaela Maximiano
Assessoria/Crea-MT