Exportação de carne sobe 1.500%

25 de abril de 2007, às 0h00 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Dos US$ 650 mil exportados entre janeiro e março de 2006, a vendas pularam para US$ 10 milhões no primeiro trimestre deste ano

A exportação de carne suína de Mato Grosso aumentou cerca de 1.500% neste primeiro trimestre de 2007 em relação a igual período do ano passado. Dos US$ 650 mil exportados entre janeiro e março de 2006, a vendas pularam para US$ 10 milhões agora. É uma pequena parcela dos US$ 176,6 milhões comercializados em carne no Estado, mas aponta um mercado em franco crescimento, segundo observa o presidente do Conselho de Integração Internacional da Federação das Indústrias do Estado, Fábio Garcia.

Mercado que os produtores de suínos querem expandir não só com vendas externas, mas também com aumento do consumo interno. Estes serão os principais temas de discussão do 12º Seminário Nacional de Suinocultura que começa hoje e vai até sexta-feira no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. É a primeira vez que o evento é realizado na capital mato-grossense e está sendo visto pelos integrantes do setor como uma grande oportunidade mercadológica e de negócios. Entre a feira e a palestra, a organização do seminário espera a visita de 5 mil pessoas, além de 1,5 mil inscrições.

No caso de Mato Grosso, o maior problema enfrentado pelos suinocultores é a logística, por conta da distância dos centros consumidores. Além disso, segundo o gerente administrativo da Associação de Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues, a exportação precisa ser expandida.

Mato Grosso é propício para criação de suínos por ter clima quente, muito espaço a ser explorado (é o local com menor número de animais por quilômetro quadrado), além de poder agregar valor ao grão, usado como ração. Por isso mesmo a Acrismat, juntamente com a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), já vem trabalhando o aumento do consumo dessa carne.

Com um projeto chamado “Um novo olhar para a carne suína”, as entidades estão promovendo cursos de culinária para divulgar as opções da carne, além de desenvolver uma ação com supermercadistas. O mato-grossense consome apenas 7,5 kg de carne suína por ano, enquanto a média mundial é de 16,5 kg por pessoa/ano. No país, o consumo é de 12 kg. Na União Européia, um dos grandes consumidores, cada pessoa chega a consumir 45 kg de carne suína ao ano. Entre os campeões de consumo está a Áustria, com 76kg/ano per capita. Mesmo com baixo consumo interno, Mato Grosso é atualmente o quinto maior produtor e o quinto maior rebanho do país.

Fonte:Gazeta Digital