Livro conta a história geológica região de Chapada dos Guimarães

O lançamento do livro ocorrerá dia 24 de março de 2023, às 19h, no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na Av. Manoel José de Arruda, 2000 – Jardim Europa, Cuiabá – MT. Quem for prestigiar o evento além de poder visitar o museu, concorrerão a livros e receberão um certificado de 2h referente a palestra de lançamento, que será realizada pelo Prof. Caiubi Kuhn.

Você sabe por que os cientistas afirmam que Chapada dos Guimarães já foi mar? Sabia que o território de Chapada também já foi um grande deserto? Não? E se eu te contar que em Chapada dos Guimarães também já existiram vulcões? E que grandes dinossauros já viveram por lá? As rochas que vemos nas belas paisagens, compondo paredões e cachoeiras, também contam muito sobre a história do planeta.

O livro Geoparque de Chapada dos Guimarães, 2ª edição, irá divulgar estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e de outras instituições. O projeto Geoparque de Chapada dos Guimarães, surgiu como uma iniciativa de popularizar o conhecimento produzido por geólogos, geógrafos, turismólogos e de outros profissionais, visando levar essa informação de forma sistematizada para profissionais do turismo, comunidades locais, estudantes, pesquisadores e profissionais, para desta forma contribuir para o entendimento dos processos geológicos e geomorfológicos que culminaram na formação do planeta, e fomentar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo e do fomento a ações pedagógicas.

A publicação do conteúdo foi viabilizada através do apoio da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE), com patrocínio master do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MT) e MUTUA-MT.

O livro está dividido em 10 capítulos. São apresentadas informações sobre os Geoparques globais, sobre o turismo em Chapada dos Guimarães, as características do meio físico, a biodiversidade, a geologia local, a paleontologia, a espeleologia, a arqueologia e um inventário de 28 geossítios construído pelos pesquisadores. Estas informações são exibidas com ilustrações e fotografias das lindas paisagens de Chapada dos Guimarães, possibilitando assim uma viagem pelo mundo científico e pela história do planeta.