29º Fórum de Docentes e Discentes debate assuntos importantes para o ensino das áreas tecnológicas

Realizado anualmente, o Fórum de Docentes e Discentes debate questões fundamentais para o ensino nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. A edição deste ano acontece de 30 de agosto a 1º de setembro no Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel.

“Consolidado, o evento desponta como referência nacional em termos de temas relevantes e atuais e que promove a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IEs) e o Sistema Confea/Crea”, explica o Engenheiro Agrônomo Almir Antonio Gnoatto, coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR (CEAP) e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV).

O Fórum terá como tema central “Os novos desafios das Engenharias, Agronomia e Geociências”. O Engenheiro Agrônomo José Abramo Marchese, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ressalta que o evento disponibiliza espaço para debates específicos para docentes e discentes. “Cito como exemplo para os discentes a atividade Interativa Ideathon e a mesa redonda sobre ’Estágio e Oportunidades de Carreira’, debatendo sobre análise de currículo, mídias sociais e empregabilidade, entre outros”, descreve.

Marchese, que também é coordenador do Colégio de Instituições de Ensino (CIE) da Regional Pato Branco do Crea-PR e coordenador Estadual do CIE/Crea-PR, frisa que, para os docentes e público em geral, será discutida a qualidade do ensino pós-pandemia, “além de outros temas interessantes como os parâmetros para análise de cadastramento de cursos e concessão de atribuições profissionais, residência técnica, a implantação das novas Diretrizes Curriculares das Engenharias (DCNs) e a curricularização da extensão e o perfil do profissional do futuro”.

A coordenadora do CIE Regional Cascavel, Engenheira Civil Débora Felten, professora da FAG, instituição que vai receber o evento, afirma que “é uma grata satisfação poder sediar o Fórum de Docentes e Discentes pela importância do debate. Para a FAG também é uma oportunidade de mostrar a estrutura e dar visibilidade ao nosso corpo docente e discente. Para além do evento, o que esperamos é firmar parcerias com outras IEs para ampliar as pesquisas e disseminar conhecimento”, pondera.

Troca de experiências
O coordenador da CEAP, Almir Antonio Gnoatto, ressalta a importância do evento para troca de experiências. “Muitos dos assuntos abordados já foram estudados previamente e serão apresentados com dados e experiências positivas”, afirma.

Segundo ele, um exemplo é o painel sobre as novas DCNs. “Vamos apresentar um estudo feito durante dois anos na CEAP e que trará entendimento para as IEs das questões que precisam constar no Projeto Pedagógico do Curso (PPC)”, explica.

E, como ponto alto do evento, Gnoatto cita o lançamento do Manual de Procedimentos da CEAP do Crea-PR. “Um material com passo a passo para auxiliar as IEs que precisam atualizar seus PPCs. Será didático, interativo e operacional e trará orientações tanto para o conselheiro relator do processo como para o coordenador do curso que fará a atualização”, frisa.

O evento será presencial e transmitido pelo canal do Crea-PR no Youtube: www.youtube.com/creaparana.
Os participantes inscritos terão emissão de certificado após o evento. Saiba mais sobre a programação e inscrições: https://portaldaeducacao.crea-pr.org.br/forum-de-docentes.php