Evento gratuito discute o uso sustentável dos recursos naturais

12 de maio de 2022, às 11h54 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

De 30 de maio a 1º de junho acontece, de forma híbrida e gratuita, o “VIII GEO Políticas: Mineração e Geoconservação”, das 8h às 12h e das 14h às 18h (horário de Mato Grosso). O evento traz o debate sobre mineração e geoconservação e a importância desses temas  para sociedade brasileira, uma vez que atividade mineral é fundamental para garantir os itens e produtos necessários para o desenvolvimento humano e social.

Segundo Caiubi Kuhn, geólogo, professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e um dos organizadores do evento, o VIII Geo Políticas irá proporcionar uma excelente oportunidade para discutir sobre a geodiversidade brasileira, tanto sobre a necessidade de preservar e promover locais e elementos que possuem uma grande relevância científica, cênica ou pedagógica, como também sobre o uso sustentável dos recursos minerais. “É preciso fomentar o diálogo entre os diversos setores buscando um consenso que permita avançar nas políticas relacionadas à geodiversidade. Precisamos da mineração para conseguir alcançar o desenvolvimento social e econômico, porém também precisamos preservar e promover a história do planeta contada pelas rochas, assim como garantir o uso sustentável dos recursos naturais”, afirma Kuhn.

O “GEO Políticas” é um evento tradicional realizado pelas entidades de Geologia no Brasil, sempre organizado em diferentes estados por entidades estaduais com a parceria da Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO. A proposta do “VIII GEO Políticas: Mineração e Geoconservação”, nesta oitava edição, é trazer o debate para região Centro-Oeste e fomentar ações integradas entre o setor mineral (profissionais, empresários, órgão de fiscalização) com entidades que atuam na geoconservação (instituições de ensino, pesquisa e órgãos públicos ambientais e de planejamento), discutindo formas de tornar as atividades minerárias mais sustentáveis e reconhecer os locais de interesse do patrimônio geológico.

Para Sheila Klener, vice-presidente da FEBRAGEO e presidente da AGEMAT, o evento irá abordar os temas ligados à mineração que se trata de uma das principais cadeias produtivas de Mato Grosso e sua relação com a geoconservação: “É uma excelente oportunidade para geocientistas, professores, alunos, empresários da indústria mineral e do turismo e toda sociedade mato-grossense se inteirar cada vez mais sobre os assuntos propostos”, afirma.

O VIII Geo Políticas é uma realização da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), da Associação Profissional dos Geólogos do Estado de Mato Grosso (AGEMAT) e da Associação de Geólogos de Cuiabá (GEOCLUBE) e conta com patrocínio master do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA).

Fábio Reis, presidente da FEBRAGEO, destaca que além deste evento em Mato Grosso, serão realizados durante o ano outros eventos híbridos e discussões em outros estados do Brasil com temáticas sobre mineração, petróleo, geoconservação, geoparques e outros temas relacionados à geologia.

O VIII Geo Políticas acontecerá presencialmente no Auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e online, com transmissão ao vivo pelo canal da FEBRAGEO no YouTube.

Para conferir a programação e realizar sua inscrição gratuita acesse:  https://www.even3.com.br/minegeo/.

Fonte: Radharani Kuhn – Comunicação FEBRAGEO