Ética profissional e Sistema Confea/Crea e Mútua são temas de palestra na Unemat

2 de junho de 2023, às 17h10 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT, eng. florestal Cícero Ramos, ministrou palestra com tema “Ética profissional e Sistema Confea/Crea e Mútua” voltada para acadêmicos da modalidade, inscritos na disciplina de Ética, na Unemat, campus de Alta Floresta.

Para o presidente do Regional Mato-grossense, eng. civil Juares Samaniego, a agenda visou proporcionar “uma discussão muito pertinente, que trata da relevância do exercício profissional ético, pautado em valores e princípios que orientam a nossa conduta junto à sociedade”.

O encontro foi realizado durante a disciplina de Ética e teve como objetivo debater sobre ética profissional, bem como apresentar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso e a sua estrutura organizacional, com foco nas entidades de classe associadas e as câmaras especializadas.

Alguns dos tópicos discutidos foram: o papel da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-MT (CEEF) e da Associação Mato-Grossense de Engenheiros Florestais, a qual desde 1979, atua em prol da engenharia florestal e do meio ambiente no estado de Mato Grosso.

“A CEEF analisa, julga e decide em primeira instância os assuntos relacionados a área de atuação da engenharia florestal, bem como na elaboração de parâmetros, orientação e normas dos procedimentos de fiscalização destas atividades”, disse Cícero.

Em sua explanação destacou que o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal tem como objetivo proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizando o profissional e definindo as penalidades, sempre zelando pela ética profissional da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Sobre o Sistema Confea/Crea de Mato Grosso, foi enfatizado que atualmente, mais de 35 mil profissionais se encontram registrados, destes, mais de 1.600 são engenheiros florestais.

Já sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), pontuou que a instituição oferece soluções em benefícios diferenciados, que proporcionam melhor qualidade de vida, ajudando os profissionais a alcançarem seus objetivos pessoais.

Giovana Giraldelli sob supervisão de Cristina Cavaleiro/ Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)