Estudantes de Engenharia de VG recebem palestra: Sistema Confea/Crea, Mútua e Crea Júnior

3 de junho de 2022, às 13h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com o objetivo de levar conhecimento sobre a importância do Sistema Confea/Crea, Mútua e Crea Júnior, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil, Juares Samaniego, ministrou, no dia 23 de maio, palestra aos acadêmicos das Engenharia Civil e Elétrica do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). Na oportunidade, Samaniego explanou a relevância da autarquia federal e seu papel institucional em prol do profissional e em defesa da sociedade.

“O profissional, seja qual for sua modalidade junto ao Sistema, pode se associar às entidades de classe que fazem parte do Crea-MT, à exemplo da: Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc-MT), Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT), Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Mato Grosso (Ibape-MT)”, disse Juares.

Ao continuar destacando as associações relacionadas ao Sistema, o presidente do Crea-MT, ressaltou ainda que os profissionais podem também participar da Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas (AMEE). Já os agrônomos podem ser inseridos na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT) e em outras entidades. E no campo institucional do site do Crea-MT constam todos os dados das entidades de classe do Conselho. O presidente explicou sobre a composição do pleno do Conselho e as reuniões realizadas uma vez ao mês para a definição de todos os processos relacionados ao Crea Mato Grosso, bem como sobre os debates sobre o registro profissional, de empresa, multa e recurso de multa.

“Às vezes, chega às faculdades que o Conselho não ajuda o profissional, que só arrecada. O Conselho dá atribuição e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Além de abrir o mercado ao engenheiro quando fiscaliza uma obra e se depara com a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim a existência de um técnico habilitado no local”, relatou o eng. civil.

O conselheiro, eng. civil  André Luis Schuring, ressaltou que o  Crea-MT é um órgão público de autarquia federal especial da administração indireta, de abrangência nacional de instância máxima na regulamentação do exercício profissional, que zela pela ética profissional da Engenharia, Agronomia e das Geociências, fiscaliza o exercício e as atividades dessas modalidades, atendendo à sociedade e o profissional, além de registrar tabelas de honorários elaboradas pelas entidades de profissionais, sem fins lucrativos.

“O papel do Sistema é proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizar o profissional, definir as penalidades, compor as Câmaras Especializadas e a estrutura organizacional, o pleno, comissões permanentes e especiais, bem como grupos de trabalho, presidência, diretoria e inspetorias”, salientou André.

A coordenadora da Comissão do Crea Júnior em Mato Grosso, eng. civil Luanna Cristina Lima, explicou que a visão de trabalho é voltada aos estudantes das modalidades do Sistema e tem o objetivo de aproximar os estudantes de cursos cujas profissões são regulamentadas no âmbito do Sistema Confea/Crea, contribuindo para formação de novos líderes e profissionais alinhados com seus direitos e deveres. Através do Crea Júnior o Conselho se dispõe, junto à comunidade estudantil, a ouvir e discutir opiniões, propostas e ações que visem o crescimento e aprimoramento profissional e difundir a missão e as metas da Instituição.

O diretor-geral da Mútua-MT, eng. civil Adjane Prado, explicou aos estudantes os benefícios da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MT (Mútua-MT), conhecida como o braço social do Sistema.

“A instituição oferece soluções em benefícios diferenciados que proporcionam melhor qualidade de vida e ajudam os profissionais a alcançarem seus objetivos, seja um carro novo, uma viagem, uma pós-graduação, um upgrade no seu empreendimento e outros. Ao se associar à Mútua, o profissional tem à sua disposição 11 benefícios reembolsáveis, ou seja, linhas de crédito, com taxas de juros especiais, sendo um para cada necessidade: Ajuda Mútua, Garante Saúde, Equipa Bem, Férias Mais, Apoio Flex, Construa Já, Família Maior, Educação, Veículos, Empreendedorismo e Agropecuário”, finalizou Adjane. O encontro contou com a participação da conselheira eng. civil Aledir Magalhães, que é professora do curso de Engenharia Civil da Univag.

Texto: Sarah Mendes sob supervisão de Cristina Cavaleiro Costa/Gerência de Relações Públicas, Marketing e Parlamentar (GEMAR)