Entrevista mensal: Engenheiro Eletricista avalia mercado de trabalho e desafios para os profissionais da modalidade

13 de novembro de 2023, às 11h31 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) neste mês de novembro destaca o trabalho dos profissionais da Engenharia Elétrica, entrevistando o eng. eletricista Julio Cezar Campos, graduado na modalidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e com MBA em gestão de obras pelo Instituto de Pós Graduação (Ipog).

Julio Cezar já trabalhou em construtoras e empresas de montagem elétrica, e desde 2012 é coordenador de engenharia na empresa CCR montagens elétricas, que abriu com dois colegas de faculdade, e atualmente, é o único sócio.

Crea-MT: O que mais chamou a sua atenção para entrar na área de Engenharia Elétrica?

Julio Cezar: Existe um personagem de desenho animado, criado por Scott Adams na década de 80, chamado Dilbert. Tem um episódio, do qual gosto muito, onde a mãe do Dilbert o leva para uma consulta médica, pois está preocupada com seu comportamento interpessoal e com suas habilidades técnicas. Então o médico diz que precisaria fazer um exame, mas o aparelho está quebrado, e sem nenhum aviso ou esforço, Dilbert o conserta, nesse momento o médico afirma que a situação do Dilbert é pior do que eles imaginavam, pois ele tem o “jeito”. O desenho é bem engraçado, é um episódio bem curtinho, recomendo que o procurem na internet. Enfim, assim como o Dilbert, eu nasci com curiosidade sobre equipamentos e dispositivos eletrônicos e eletromecânicos e tenho desde criança certas facilidades com matemática e física aplicada. Seguir para uma carreira onde eu pudesse aplicar essas características foi algo natural e inevitável.

Crea-MT: Como é o mercado de trabalho para o engenheiro dessa modalidade? Como o senhor avalia o campo de atuação da engenharia elétrica em Mato Grosso?

Julio Cezar: É difícil pensar em mercado e oportunidades futuras, sem pensar ou refletir um pouco sobre política e o momento atual face ao cerceamento da liberdade individual. É um tema controverso e não vamos discutir aqui, mas além de minhas ressalvas, sou otimista sobre as oportunidades que se abrem às novas gerações de engenheiros eletricistas. Diversas novas tecnologias surgem a cada instante, com facilidade elas se propagam e chegam até nós. Temos grandes lacunas a preencher nas mais diversas áreas da engenharia, então se você está se lançando ao mercado de trabalho agora, começando sua jornada, vou lhe dar uma boa notícia: Sim, acredito que existam múltiplas oportunidades de trabalho e um futuro promissor lhe aguarda, basta que se esforce um pouco.

Crea-MT: Qual maior desafio do eng. eletricista na atualidade?

Julio Cezar: Posso citar alguns, mas diria que o maior e talvez este, continue sendo por muito tempo, um dos mais complexos e dinâmico problemas da sociedade. O desafio é: Lidar com outras pessoas. Seria justo, afirmar que é, este, o grande desafio contemporâneo. Qualquer que seja seu caminho dentro da engenharia, seja você um engenheiro Sênior ou um estagiário iniciando os primeiros passos de uma longa jornada, lidar com outras pessoas vai ser sempre um desafio e uma oportunidade, pois lhe permite novas percepções. Temos gerações cada vez mais integradas à tecnologias, absorvendo conhecimentos, culturas e experiências em um ritmo frenético e infelizmente em nível muito superficial, o que as tornas às vezes voláteis, de pouco comprometimento e de difícil engajamento. Passamos muito tempo focados em adquirir, ampliar ou melhorar conhecimentos técnicos e práticos sobre nossa profissão, função ou trabalho. Se posso lhe dar uma dica, que esta seja: dedique uma boa parte do tempo em entender as outras pessoas. Que nossas interações interpessoais com equipes de personalidades, gostos, percepções e habilidades diferentes nos tornem mais flexíveis e que nossa adaptabilidade nos tornem líderes melhores.

Crea-MT: O que diria para quem quer seguir a profissão?

Julio Cezar: O sucesso é mera consequência de um esforço diligente, dedicação e trabalho árduo.

Texto: Assessoria de Comunicação do Crea-MT. Fotos: Arquivo pessoal.